11.5.10

Apresentando Leti

Oi, sou Leti. Leti de Letice, mas aqui em casa ninguém me chama pelo nome (nem quando estão brabos).
Você já deve ter percebido como os adultos gostam de chamar as crianças pelo nome quando estão bravos. O que eu acho muito estranho. Afinal, os adultos escolhem nomes para seus filhos, depois ao invés de chamarem os filhos pelos nomes com carinho, inventam apelidos (o meu vem do meu nome, mas tenho algumas amigas com alguns apelidos que não vou escrever para não criar problema) e usam os nomes como se fosse um castigo.
Eu acho engraçado quando isso ocorre com os nomes compostos. Imagine que eu me chamasse Letícia Cristina.
Quase nem consigo escrever de tanto rir imaginando minha mãe falando braba " Letícia Cristina!", ela demoraria tanto para terminar o nome que já teria esquecido o motivo da bronca. Acho que por isso ela só grita "Leti!" mesmo.
Aliás, foi quase assim que começou a razão de eu estar escrevendo.
Minha mãe estava lendo algo do trabalho e eu estava fazendo essas perguntas para ela (não essas... mas desse tipo), quando ela baixou a mão nervosa "Leti! Por que você não escreve todos esses seus questionamentos num caderno, blog, diário, o que você quiser e nos mostra depois, filha? A mamãe está trabalhando agora, não posso te dar atenção a cada minuto que surgir uma nova pergunta na sua cabecinha."
Isso é outra coisa que me pergunto: por que os adultos gostam de usar diminutivo quando querem nos agradar? Ter uma cabecinha é melhor do que ter um cabeção? Não sei não... Acho que era melhor ter apenas uma cabeça. Eu ia ficar estranha com uma maior ou menor.
Minha irmã é outra que é nervosinha na família. Não que a mamãe seja tanto quanto a Cat. Acho que nem o cachorro bravo de um dos vizinhos da rua consegue ganhar da minha irmã. Ela estã na adolescência. E acha que está ficando velha aos 15 anos. A mamãe tenta consolá-la e dizendo que ela tem que tirar essas idéias tolas da cabeça. Que ela é ainda é jovem e que não chegou nem no auge de sua beleza, que ficará mais bonita que a própria Catherine Deneuve.
Ah! Não falei isso. Minha irmã tem esse nome (Catherine) porque minha mãe e minha vó adoram a Catherine Deneuve. Ninguém nunca sabe quem é essa. É uma atriz francesa... E bom, quando minha irmã fala que tem esse nome em homenagem a uma atriz, sempre acham que é a Catherine Zeta-Jones e dizem a ela que ela não é nem um pouco parecida. Não preciso nem dizer que é mais um motivo para minha irmã ficar nervosa.
Bom, eu acho besteira, afinal, a minha irmã nem gosta de assistir os filmes da francesa e gosta dos filmes da britânica. Mas, vai entender?
Mamãe desistiu dessa coisa de pôr nome de atriz nos filhos e eu virei Letice que não vem de ninguém. Minha mãe só achava bonito. Talvez meu pai tenha convencido a mamãe a terminar com essa história. Talvez eu me chamasse Audrey e não é um nome que combina com uma criança brasileira. E ainda seria melhor do que se meus pais (biólogos) decidissem dar nome aos filhos de plantas, animais ou baseados em nomes científicos.
Crédo! Acho melhor eu até para por aqui hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team