13.1.12

[Resenha] Quarto: um modo doce de falar de um assunto bem dolorido

Estou aproveitando minha eficiência na leitura para colocar em dia minha estante.
Comprei e ganhei muitos livros ano passado (e alguns comprei faz uns aninhos a mais), com uma vida atribulada de universitária acabei não dando conta e acumulando uns trinta e poucos livros na fila. (espero diminuí-la a metade nesse verão).
É por conta disto que venho falar de mais um livro essa semana.
Confesso que eu tive todos os preconceitos contra ele. Ganhei-o de presente de dia dos namorados e achei nada romântico, sobre um assunto que me faz muito mal pensar. Estupro.


Quarto é o livro de uma escritora irlandesa, Emma Donoghue, amplamente aclamado pela crítica e finalista do Man Booker Prize. Mas, isso não basta para falar dele.

"Nem vem, neném." Para falar sobre o Quarto é preciso conversar com Jack, um menino que inicia a história comemorando seu aniversário de 5 anos.
Ele nos narra seu dia-a-dia e suas aventuras com a Mãe. Jack é bem parecido com outros meninos de cinco anos. Acorda, escova os dentes na Pia, come cereal na Mesa e assiste um pouco de televisão pela manhã. Jack gosta de assistir a Dora e o Bob Esponja. Ele e a Mãe até praticam Educação Física durante a tarde.
À noite a vida de Jack muda um pouco da de outros meninos de sua idade. Ele deita antes das 21h dentro do Guarda-roupa para dormir, porque é quando o Velho Nick chega. 
Jack e a Mãe vivem no Quarto.

Eu poderia dizer que é envolvente, é doce, fantástica narrativa, que o livro parece ser a fala de uma criança, que nos faz pensar a dor da Mãe, que refletimos sobre o tema em sua amplitude. Isso é pouco.Eu poderia falar muito.
Porém, eu resumo: Quarto é o livro que TODO MUNDO precisa ler porque narra a história de Jack e do amor entre mãe-filho.

"Quarto é um dos livros mais profundamente tocantes que li em muito tempo. Jack me emocionou demais. Sua voz, sua história, sua inocência e seu amor pela Mãe combinam-se na criação de algo muito inusitado e, a meu ver, importantíssimo. Li o livro em dois dias, aflito para saber como terminaria a história dos dois... Quarto merece atingir o público mais vasto possível."
JOHN BOYNE,
autor de O menino do pijama listrado



Preço na Saraiva: R$ 27,90
Preço Submarino: R$ 34,90

Outros leitores e suas opiniões Felipe (14 anos) e Lica (zootecnista) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team