22.2.12

Munch e seu grito


Acabo de ler a notícia que o quadro mais famosos de Munch, O grito, será leiloado.
Não tenho pretensões de entrar na disputa, mas confesso que gosto muito do quadro. Talvez seja um pouco da influência da minha mãe e sua graduação em artes plásticas.

Mas, na realidade, não creio que  minha mãe se interessasse muito por esse artista em especial. Porque a primeira vez que ouvi falar dele foi nas aulas de artes durante o período escolar. E fiquei impressionada com a força e o sentimento exprimido através das suas cores e de linhas tão singelas. É assim que visualizo todo o toque deste quadro em mim.




Edvard Munch é um artista expressionista norueguês, que viveu de 1863 a 1944.
Muitos de seus trabalhos revelam essa angústia sobre a dor e a morte, algo muito presente na vida de Munch (morte da mãe e das irmãs).






 Melancolia
Outras obras de Munch
         Friedrich Nietzsche                                                                                                                                  Criança doente


O expressionismo foi um movimento cultural surgido no início do século XX na Alemanha.
Caracteriza-se por deformar a realidade, primando pela expressão dos sentimentos mais do que a descrição real, do que fidelidade à realidade. 
Alguns nomes escutados com frequência e que correspondem a artistas expressionista são Modigliani e Chagall. E no Brasil temos Anita Malfatti e Cândido Portinari.


Mais sobre Edvard Munch oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team