1.3.12

[Resenha] Um dia

Há algum tempo eu comprei e devorei o livro Um dia de David Nicholls. Eu queria compartilhar logo algo aqui, mas o tempo foi passando e o post atrasando. Isso porque eu gostaria de falar de ambos juntos.


O roteiro do filme foi escrito pelo próprio autor, o que leva a uma semelhança quase total ao livro. A história que se inicia em 1988 na formatura de Emma e Dexter, se prolonga por mais 20 anos.
Após um encontro que parece não ter dado muito certo, Em e Dex, aparentemente tão diferentes, decidem ser amigos.
Cada capítulo do livro narra o dia 15 de julho do respectivo ano, data em que se inicia essa amizade. Onde estão morando, o que têm pensado, quais seus relacionamentos ou angústias. Ano após ano vemos o desenvolvimento de ambos e de seu relacionamento.

Emma, a jovem formada em Artes e Literatura que pretende mudar o mundo, mas não consegue sequer dar um rumo adequado a sua vida. 
Dexter, o menino rico que só planeja aproveitar todos os prazeres da vida. Ou não planeja coisa alguma.

Para mim a história que muito tem de previsível, também muito tem de encantamento. Acho que os sentimentos foram bem explorados, vivenciados e os personagens não poderiam ser mais reais
O que me encanta ainda mais é poder relembrar a minha vida, as imagens dos anos 90 e 2000. Suas modas, suas revoluções tecnológicas. Vejo minha vida ali na tela e nas páginas do livro.




Enquanto o livro parece ter encontrado espaço, o filme foi muito criticado. E eu, discordo. Gostei muito. Acho que foi fiel ao espírito da história e de seus personagens.


Gosto do comentário de Marta Barbosa para UOL "Mas "Um Dia" não é um livro sobre o amor. É um livro sobre o tempo. Dex e Em são exemplos de como o tempo pode ser amigo ou inimigo de uma pessoa."

Recomendo muitíssimo ambos! E termino com o comentário de Jonathan Coe:

                          "É difícil encontrar um romance que trate o passado recente com tanto 
conhecimento de causa. É ainda mais raro encontrar algum em que os protagonistas
sejam construídos com tanta solidez, com uma fidelidade tão dolorosa à vida real."



Trecho do livro
Colher cultural e Blog Estadão
Resenha em Viagem literária

Saraiva: R$ 23,80
Submarino: R$24,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team