11.4.12

[Resenha] Saru, o guerreiro da floresta

Eu não consegui terminar de ler Mansfield Park, na verdade eu ainda estou nas primeiras cinquenta páginas, então continuar falando sobre os clássicos de Jane Austen não será possível, por enquanto.

Tinha pensado sobre que livro gostaria de escrever essa semana, já que não terminei de ler nenhum em especial. E escolhi um do Dickens. Mas, (sempre tem um mas) eu recebi um convite do Maurício Graipel para o lançamento do seu novo livro Histórias da Natureza na 3ª Semana Municipal do Livro Infantil de Florianópolis, essa semana. Aí pensei que seria muito bom escrever sobre um livro com o qual já presenteei tanta gente... e mais do que isso, foi o livro que gerou o meu tcc (apesar de não ter tido o papel que eu gostaria que tivesse no início).
E que livro é este?


É, é ele! Saru: o guerreiro da floresta.

Saru é um gambazinho, ou melhor, foi um gambazinho que viveu muitas aventuras. Ele é um gambá adulto que se encontra com a temida irara e vê sua vida passar diante dos seus olhos no momento que pode ser o último de sua vida. Relembra seu nascimento e a disputa pelas mamas da mãe, suas brincadeiras na mata com os irmãos, sua terrível chegada na cidade, o medo de ser comido por grandes gatos selvagens quando chega a uma floresta bem maior do que aquela em que nasceu, seu naufrágio e muitas outras aventuras.

Saru é um personagem criado pelo escritor e biólogo Maurício Eduardo Graipel que conta, através de uma história divertida para crianças, muito da biologia e ecologia dos gambás. Foi o primeiro livro publicado por Graipel e um grande sucesso (principalmente para ele!). Para os moradores de Florianópolis, um meio de repensar os locais ao seu redor e suas atitudes, buscando reconhecer as paisagens pelas quais o gambazinho passa. Seja Lagoa do Peri, seja praia de Naufragados.
É um modo gostoso e divertido de aprender, tanto para crianças quanto para adultos. 
É até difícil não falar com carinho de um livro escrito por um biólogo amigo, tratando de animais com os quais  eu trabalho, vivendo no local onde vivo e convivo, ilustrado por outro biólogo. Ambos profissionais formados no mesmo curso e universidade que eu me formei.

Sem sentimentalismos, não é a literatura infanto-juvenil escrita por Pedro Bandeira. (ele foi o autor pelo qual me apaixonei na infância e um dos meus tesouros é uma carta que ele me enviou em resposta a minha)
Porém, é um livro que recomendo fortemente, como bióloga, leitora, pessoa e educadora.



Saraiva: R$ 20,47 / Editora Cuca Fresca (site): R$23,00





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team