31.5.12

[Resenha] Amigo velho

A postagem dessa semana veio atrasada, mas veio. E foi repensada pelo clima aqui do Sul do Brasil.
De ontem para hoje passamos de pleno verão de janeiro (30 graus) para um outono/inverno gelado, com muito (MUITO) vento, pancadas de chuva e cinza no céu.
Eu que gosto do friozinho em dias de sol, até dei uma desanimada. Mas, eu acabei me lembrando do post e de um livro que era perfeito para essa ocasião que pede quentão com pinhão. Afinal, moro no Sul e junho começa amanhã.

Depois da enrolação digo que o livro que eu escolhi foi Amigo velho do Guido Wilmar Sassi, escritor catarinense! 
Esse livro eu li para o vestibular de Santa Catarina em 2005 e me encantei. São sete contos que relatam a relação dos moradores do planalto Sul com nosso pinheiro brasileiro, a Araucária.
As matas de araucárias, antes tão frondosas foram exterminadas, restando muito pouco da vegetação original. Um pouco do que aconteceu está narrado nos contos, com diferentes vivências, geralmente tristes.
Sim, eu curto muito dramas e, talvez, isso tenha me feito criar laços com o livro.
Vemos nesses contos como vivem essas pessoas que dependem do pinheiro e do pinhão, da madeira que eles oferecem e etc.

Para muitos, o pinheiro araucária não é nada menos que um amigo velho. Amigo de gerações que, de vez em quando, tem que dizer adeus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team