29.8.12

[Resenha] Amor fora de hora - Katarina Mizetti



Semana passada eu consegui dosar a minha leitura e me concentrar mais no trabalho, e a leitura da vez foi Amor fora de hora de Katarina Mazetti. (e na mesma semana o livro foi resenhado em 2 book girls)
Eu fiquei meio chateada quando eu li algumas resenhas do livro (como essa), porque algumas pessoas não tinham gostado e pensei "pronto, comprei um livro porque tava barato e foi dinheiro jogado fora". Acontece que eu curti a capa e o nome (igual a Débora do 2 book girls). Decidi que ele merecia muito uma chance. Os meses passaram e a chance chegou.

Eu li o livro sem olhar a sinopse, então desconhecia a história em si (mas não tinhas visto resenhas? sim... mas fazia tempo e procuro ignorar detalhes da história na resenha). Sabia apenas que era um romance num local inusitado.
Acontece que quando li a sinopse atrás do livro, eu adorei e acho que ele merece créditos por ser exatamente o início do livro, uma introdução que não detalha a história e não a procura resumir. Curti mesmo.

O mesmo já não acontece com a capa (que eu tinha gostado), ela não condiz com o que é tratado dentro do livro. Eu não sou grande fã de capa com fotos de pessoas, gosto das trabalhadas artisticamente em cima do tema. Essa eu achei bem legal, mesmo sendo foto, porém ela realmente não retrata o romance em questão.

E sim, a diagramação do livro é simples e bonita. Parabéns a Leya.

No mais, a trama traz uma viúva (de um biólogo) que parece não saber o que fazer com sua vida, ou melhor, parece nunca ter sabido muito bem. Após a morte do marido, Desirée vai todos os dias ao cemitério durante o almoço.
Benny costuma visitar o túmulo dos pais para tratar das plantas, algo que incomoda Desirée. Eis que um dia, um fato corriqueiro muda a vida dos dois que passam a viver um sentimento louco.

A narrativa se alterna capítulo a capítulo entre Desirée e Benny, e foi algo que(mesmo não sendo inovador) funcionou muito bem no texto. Passeávamos pelos pensamentos de um, ora pelos do outro.
E sim, a história é bem clichê. A mulher da cidade, frágil que busca independência e cultura versus o machão da fazenda  um pouco ignorante que quer uma companheira e alguém pra cuidar da casa.
Ainda assim é gostosa, a maior parte das páginas. Em alguns momentos os protagonistas começaram a me irritar. Porém você respira fundo já que no fundo os personagens são muito reais. É um relacionamento que você vê no seu dia-a-dia. 

Marta, a melhor amiga de Desirée é uma personagem que me encantou tanto por sua personalidade quanto por sua história. Merece um destaque. Assim como os trechos no início dos capítulos narrados por Desirée que são rabiscados por ela mesma em seu caderno e que condizem com a situação vivida.

Eu não amei o livro, e tampouco me decepcionei. Eu até pensei em recomendar para algumas pessoas em especial enquanto lia.
Não fique morrendo de desejos para ler, mas aproveite se surgir a oportunidade. Porém eu não recomendo para quem não curta muito ler sobre romances "cálidos". Ele não é inadequado, não tem um texto impróprio, não é cheio de pormenores. Os personagens só possuem uma relação bem carnal. Então, se não faz seu estilo, pule para outro título.


Outras opiniões: Acordei com vontade de ler e Garota sonhadora em livros gostaram do livro, e Caroline do Criticando por aí AMOU o livro (algo diferente da maioria). Recomendo muito a resenha da Luciana no Sobrelivros e do blog Fome de livros.


Comentário a parte: no fim a Desirée vem com aquele artigo dos anticorpos e eu lembrei da Mia (princesa) e ri sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team