27.8.12

[Na tela] Mais uma vez Jane Eyre

Mais uma vez Jane Eyre foi adaptado ao cinema. Apesar de adorar a obra literária, não conferi muitas adaptações para a tv e o cinema. Mas elas são muitas, visto que a triste história criada por Charlotte Brontë realmente fascina.
Apesar de ter ficado muito curiosa para ver desde que soube das filmagens (e após ter lido sobre no blog da Aione), eu fiquei um pouco decepcionada.
O filme é bonito e se ocupa em mostrar grande parte da história (que é longa). Eu gostei bastante da utilização dos flashbacks para colocar o espectador a par da infância de Jane até sua chegada a Thornfield. Afinal, o filme começa por um trecho quase final do livro.
Fora isso, eu acho que ele poderia ter se prendido menos em ser amplo e ser mais profundo. Para mim, faltou muito dos sentimentos vivenciados por Jane. E de como o romance entre ela e Rochester se desenvolve.
Apesar de ter adorado Michael Fassbender, bom, mr. Rochester é um homem feio. Acho que a escolha do ator (não por sua atuação, mas por suas características físicas mesmo) dava certa imponência diferente do personagem literário. Mas, ok, isso não foi algo que me incomodou.

A cena onde Jane passa trancada no quarto vermelho, poderia ter rendido um pouco mais, assim como algo da sua jornada na escola. E aí, do próprio relacionamento deles. 
Ao fim, parece que fica explicada um pouco da loucura do senhor Thornfield e sua angústia. Só que não. Acho que cabia explorar melhor os diálogos da literatura. Talvez, se tivessem incluído a cena da visita da cigana, com pouco se teria conquistado muito.

Parte do livro que me encanta é a estadia da Jane após abandonar Thornfield. Porém foi tão mal trabalhada, tão sem explicação a relação com aquela família que acho que era melhor ter sido adaptada sem eles, de outro modo.

Destaque para Judi Dench (sempre!). Ela estava fantástica, como sempre imaginei Mrs. Fairfax.



Alguém aí tem algo a dizer das outras adaptações para a telinha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team