19.9.12

[Resenha] Julieta Imortal




Na viagem para São Paulo levei comigo Julieta Imortal e na volta já tinha terminado de ler. Às vezes, a rapidez da leitura pode ser um ponto positivo, embora em outras possa ser um ponto negativo.
Neste caso, acho que é algo bom do livro. É um romance, que não pretende profundidade, então ele cumpriu sua proposta.

Confesso que fiquei bem decepcionada. Comprei esse livro na promoção e esperava outras coisas dele. E me culpava toda vez que olhava pra estante e via que já tinha passado meses desde a compra que tinha me feito feliz enquanto a  leitura não começava.

Eu comecei adorando o livro e a proposta de Julieta e Romeu terem vivido, e que sua história tenha sido diferente da que conhecemos. A questão meio espírita de as almas deles incorporarem outros corpos na tentativa de, para Julieta, salvar almas-gêmeas ou de, para Romeu, perder almas para os mercenários obrigando uma alma-gêmea a matar a outra.
Cheguei a recomendar empolgada o livro para minha prima.

E aí, bom, digamos que o fato de Julieta se apaixonar pela alma-gêmea que deveria tentar proteger no momento foi me desagradando e desgastando a história. Acontece que o romance bem adolescente que passa a acontecer (porque Julieta passa a possuir um corpo adolescente) fugiu demais do que eu esperava do livro.

Ok, Julieta morreu adolescente e sempre foi adolescente, Laise. Ainda assim, o que me salvou no livro foram as passagens de Romeu e sua luta interna de arrependimento tentando reaver o amor de Julieta, mesmo sendo o monstro que destruiu a história de amor deles e de muitos outros.

A invenção dos Mercenários e Embaixadores é outro ponto positivo na trama. Eu realmente me encantei com a proposta, pena que a autora não soube para mim trabalhar com ideias tão boas caindo na mesmice dos romances adolescentes (que eu até gosto, quando já é o que eu espero).

Assim, a narrativa é boa, achei interessante a reconstrução dos personagens, o modo como Julieta no corpo de Ariel busca repensar as relações de Ariel e sua mãe com a própria relação com sua mãe no passado. Há uma estrutura muito forte de amadurecimento e de reflexão sobre nossas ações e julgamentos. Ainda mais presente no final.

O livro quase merecia a terceira estrelinha, ainda assim eu não estaria utilizando os mesmos critérios com os demais que eu inclui nessa categoria.

Mesmo assim derramei muitas lágrimas no final, mesmo estando no avião com gente ao lado.

Agora, não se deixem desanimar por mim. Pode ser que venham a se interessar. Minha mãe está bem interessada em ler o livro, faço um adendo depois da opinião dela.

Mais opiniões: O blog Giro letra curtiu o livro e dedicou 4 estrelinhas a ele. E Viajando nos livros deu uma avaliação ainda melhor. Aione do Minha vida literária, foi outra que curtiu a história. Cachola literária obteve uma opinião mediana, embora tenha apreciado o livro. Para mim, o grande destaques das resenhas é da Juliana do Books journal que conseguiu expressar o mesmo sentimento que eu com relação aos personagens e sua construção.


Saraiva (ainda por R$9,90 nessa data) / Submarino / Walmart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team