12.9.12

[Resenha] A lenda do cavaleiro sem cabeça



O primeiro livro que li mês passado foi A lenda do cavaleiro sem cabeça do Washington Irving. Eu comprei um exemplar da LeYa que achei lindo! Sério, essa coleção tem capas fantásticas.
O problema (e eu já aviso de antemão) é que eu adoro o filme e esperava algo assim:

Trailer

Acontece que a história no conto não resultou nisso. Eu fiquei tão triste, e tão decepcionada.
A história se passa no século XVIII e se centra em Ichabod Crane um tipo estranho que é professor em Sleepy Hollow (Tarry Town). Embora ele seja o protagonista, tarda um pouco a chegar nele (considerando que é um conto, portanto, não muito longo).
Temos uma boa descrição local, sobre o assentamento de origem holandesa, sobre as pessoas e aí, claro, chegamos à Crane. Passamos a conhecer alguém malandro que busca um modo de se beneficiar e que se "apaixona" pela maior beleza local: Katrina Van Tessel.
Katrina é jovem, bonita, uma coquete e filha do mais rico cidadão local. Logicamente disputada por muitos. E Ichabod entrará nessa disputada por sua atenção.
E aí vocês me perguntam: "E o cavaleiro?".
Pois é, a lenda (que aliás não foi criada por Irving) tem uma pequena participação no conto, pequena porém significativa. Assim, deixemos de falar dela para que os interessados busquem no conto.

A escrita não me encantou, o enredo não conseguiu conquistar minha simpatia. Provavelmente a lenda fez falta pro meu carisma. Ainda assim preciso destacar que a arte do livro é linda. Eu falei da capa, mas dentro o livro é todo ilustrado (metade do livro é ilustração). O que me entristece é a falta de sincronicidade entre as ilustrações e as passagens do conto.
Eu fiquei bem desapontada e só indico para quem tenha curiosidade. A história do filme é bem melhor.


Agora, sou obrigada a falar. Olhem a sinopse dessa versão da LeYa nos sites como Submarino e Saraiva. É absurdo, a pessoa que fez a sinopse definitivamente viu o filme e não leu o livro. Lamentável.


 Outras opiniões (algumas bem parecidas com as minhas): Ponto livro, Livros e Opinião, Cris Alves, Multinverso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team