26.9.12

[Resenha] A maldição do tigre



Semana passada foi a vez de ler A maldição do tigre de Colleen Houck. Eu fui cheia de expectativas ao livro que há meses esperava para ser lido (vocês devem estar cansados de ler que eu estou com o livro na prateleira há meses para ler, não?).
Acontece que quando eu fui na Saraiva, no começo do ano, comprar um presente para meu supervisor de estágio uma menina pediu para a vendedora um exemplar desse livro. Eu tinha acabado de passar por ele e fiquei com os ouvidos atentos quando a vendedora respondeu "Você teve sorte, é o último exemplar. Está saindo muito rápido!".
Eu logicamente fiquei curiosa, embora tivesse uma capa bonita (linda! com detalhes metalizados), eu não me interessei. Era para mim algo como Narnia, A luneta âmbar ou sei lá o quê do gênero. Algo que talvez eu lesse algum dia.
E, quase 2 meses depois, eu comprei numa promoção juntamente com outros livros. E fiquei com vontade de lê-lo. Mas com algumas dúvidas, tanto é que sempre que quase comprava o segundo exemplar, eu refletia se não deveria primeiro ler o volume que já possuia. E assim acabou sendo.

Enrolações e histórias a parte,  finalmente a leitura aconteceu. E aí?
E aí, que tinha tudo para ser MUITO BOM, mas foi "legalzinho".

A história é um romance-aventura-juvenil. Temos Kelsey, a adolescente (ou melhor, jovem adulta) que acabou de se formar e logo irá para faculdade. Ela é órfã, diferente de Harry Potter, foi criada com carinho por seus "pais" adotivos (está entre aspas porque apesar dos cuidados dispensados aKelsey, ela não me passou a impressão de considerá-los como segundos pais. Achei até um pouco frio o modo como ela lida com eles).
Ela então arranja um emprego de verão num circo e fica fascinada com tigre branco que eles possuem. Acaba aceitando uma proposta para levar o tigre para um retiro na Índia quando descobre que seu tigre é um príncipe indiano sob uma maldição há mais de 300 anos que só pode ser libertado com sua ajuda.

A história promete, apesar de ter seus clichês. E o roteiro geral é bem interessante. Gosto principalmente de um personagem: Sr. Kadam.

Acontece que muitas coisas me incomodaram. Como o excesso de repetições. Eu certamente perderia as contas de quantas vezes Ren prendeu a mecha de cabelo solto atrás da orelha dela. Sem falar no número INSUPORTÁVEL de vezes que ela fala Ren no texto.

Depois, algo que eu critico na saga Crepúsculo (não me batam) é a ação do livro. Stephanie Meyer promete uma ação que enrola o livro inteiro e se resolve em um ou dois capítulos no final. Isso me parece mal trabalhado (algo que para mim melhorou muito em A hospedeira).
Este livro tem muitas, mas muitas cenas clichês de ação de filme (estilo sessão da tarde e Indiana jones). Sabe aquela coisa de entrar na tumba do faraó e encontrar escaravelhos e cobras, estaactites, o chão que cede, lanças que caem e etc. Está tudo lá. E sem causar nenhuma sensação de que "será que eles vão conseguir?".
Eu sei que são os protagonistas e que esperamos que eles continuem vivos.
Bom, Harry Potter deveria ficar vivo até o sétimo livro. Ainda assim ele sofria muito e nós temíamos pelo modo que ele chegaria lá.
Em A maldição do tigre, não sentimos nem uma cosquinha de medo do que irá acontecer. Isso estraga um pouco.

Terceira questão, o fato de me lembrar demais de outros livros. Novamente Crepúsculo estará aqui. E outros romances, mas nos limitemos a esse.
Kelsey se acha feia, embora todos pareçam achá-la bela. Ela é o tipo "sem graça": morena e olhos castanhos. Ela é acanhada e irônica. Ela sente uma atração arrebatadora por um cara magnífico, que vive séculos a mais do que ela, que é forte e lindíssimo, o que faz ela se sentir inferior e indigna dele.
Ele é louco por ela.
Ela gera ciúmes nele com outro rapaz também lindíssimo (no caso o irmão). Só que ela se sente bem com o outro rapaz e não há paixão, não há anda como a sensação louca de estar perto do outro.

E esse romance estraga a história com o lance da insegurança dela que do nada fica louca. Sim, do nada ela está apaixonada e aí, ela acorda e acha que eles não podem ficar juntos por ele ser demais pra ela. E o livro se torna enjoado justamente quando a parte da aventura fica mais interessante.
Sim, a aventura do livro melhora muito nos últimos capítulos.

Agora estou ansiosa para ler o próximo pra saber se  a história realmente fica boa e não pelos acontecimentos do livro ou pela própria trama.
A verdade é que eu me decepcionei com o potencial da autora e da trama. É esperar pra ver.



Quem mais sentiu todos esses problemas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team