5.10.12

Animais homoafetivos

Ontem foi dia dos animais, assim, hoje decidi trazê-los para o blog. Pensando nas muitas coisas para falar sobre eles (primeira ideia foi animais da nossa fauna ou animais em extinção, mas achei meio previsível) achei que esse era um tema legal e importante.

Diante de todo o preconceito que encontramos (infelizmente) ainda hoje diante de homossexuais (aliás há um preconceito pra tudo, até contra pessoas que seriam julgadas perfeitas), que tema mais interessante seria do que mostrar que não somos os únicos animais que apresentam o que poderia ser considerado "desvio de comportamento natural". Esclareço o porque coloquei assim, diante do fato de dois animais do mesmo sexo não procriarem, o que seria esperado da natureza (sem relação alguma com religião, falo exclusivamente de manutenção da espécie. DE TODAS AS ESPÉCIES).
Quando passamos a conviver e os dedicar a estudar outras espécies animais nos deparamos com algo que não é regra, mas tampouco chega a ser exceção: muitas espécies são homossexuais (meu lado científico se questiona se a maioria não teria casos que aidna não presenciamos).

No portal Paraíba eles ressaltam que há uma busca da ciência por entender a razão desses comportamentos, aqui não me proponho a discutir isso. Quero apenas afirmar que ele existe.
Em 2006 o Museu de História Natural de Oslo organizou uma esposição de registros de homossexualidade em 500 espécies animais (de 1,5 mil relatados), incluindo invertebrados e cordados. Viram? 1,5 mil espécies distintas.

A Daniela em seu blog Consciência com ciência traz algumas referências bibliográficas da área que discutem a homossexualidade no reino animal (post muito bom).
No mesmo blog, inclusive, há uma figura que eu coloco a seguir sobre diferentes motivos para relações homossexuais entre as relações animais.




Seguem alguns exemplos:

 Alguns flamingos machos criam os ovos doados por fêmeas como um casal.

Quem diria? Os galos da Serra são outra espécie  com pares do mesmo sexo.

 O exemplo mais famoso fica por conta dos Bonobos, os nossos parentes mais próximos que utilizam o sexo para quase todas as relações sociais, sendo assim há relações sexuais entre machos e fêmeas, fêmea e fêmeas, machos e machos. O livro A casa dos macacos que resenhei aqui traz um pouco dessa característica da espécie.

Os golfinhos foram um dos primeiros animais a terem sua sexualidade ganhando a mídia.

Os bisões americanos machos utilizam relações homossexuais para manter a dominação do grupo e também pela falta de fêmeas. Parece que a relação sexual entre os machos é mais agressiva do que quando é heterossexual. 
Não levem a mal, mas vou fazer a piada. O bisão é o exemplo de animal não humano que parece os gays das piadas "o cara forte e musculoso que desmucheca". 


Para fechar, me lembro de em Compramos um zoológico, Benjamin Mee dizer que na Europa existia um zoo com animais gays. Eu não cosnegui descobri o nome do Zoo, mas há um rumor de um certo tempo atrás para a criação de um Zoo de animais gays no Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team