30.11.12

Liniers e seu Macanudo


Ontem eu fui com a Kênia assistir a palestra do Carlos Ruas, criador do criador, cartunista de Um sábado qualquer.
Lá eu falei para a Kê que um dos meus quadrinhos preferidos era do Liniers, argentino que possui os quadrinhos mais bonitos e artisticamente elaborados com bom conteúdo.
Ela não conhecia ele, então achei no meu dever trazer para o blog hoje um pouco sobre o artista.


Ricardo Liniers Siri, tem sua assinatura de Liniers vinda em homenagem a um avô. Escorpiano (haha) de 15 de novembro de 1973, começou as leituras com a minha queridíssima Mafalda. Também era fã de Tintim e de Guerra nas estrelas, mas tem mais, ela adorava Asterix e se identifica com o Obelix (ele dfinitivamente tenta conquistar meu coração).
Nos estudos começou no tradicional Direito, pulou para Ciências da comunicação e Publicidade, porém a real publicidade foi investida em seus desenhos.


O charme em seus trabalhos devem-se ao desenho com lápis, nanquim e aquarela, criando quadrinhos suaves e coloridos. Bem artíticos. Já o conteúdos das tirinhas é o humor, assim como a ilustração, suave, no entanto, com profundidade.
 
Desde 1999 publica na mídia impressa desde o famosa La Nación na Argentina a Folha de São Paulo por aqui. Seu trabalho também foi levado para Canadá, França, Espanha... E não ficou apenas nos jornais, ganhou publicações em livro e chegou a capa de cds.



Macanudo, sua famosa obra, é uma expressão argentina que significa "supimpa"!
Seus personagens são variados, coelhos, pinguins, meninas e gatos.

Esse ano houve uma exposição do trabalho de Liniers em São Paulo, atualemnte a exposição está em Recife até o fim dessa semana.

Quem ainda não conhecia o trabalho do arista e agora se apaixonou?
(aliás, ótimo presente para quem quiser me dar os livros dele)



Fontes: Trip, Taringa, G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team