24.12.12

[Na tela] O hobbit e sua longa viagem

Opa! Depois de uma semana longe das postagens, mais muitas semanas sem falar de filme algum (ou seja, praticamente não assistindo nada), retornei!
Dia 14 fui a estreia de O hobbit: uma jornada inesperada que eu aguardava tanto há alguns anos.
Depois de tantos anos de espera, o post será breve: gostei, mas achei muito longo.
Eu não tenho problemas com filmes longos, eu gosto. Desde que tenham um propósito.

O hobbit: uma jornada inesperada - The hobbit: a unexpected journey
............... Peter Jackson
............... 2012
............... 169 minutos


O livro O hobbit foi adaptado para o cinema numa trilogia, e é esperado que eles incluam referências ao Senhor dos anéis para conquistar aqueles que conhecem a Terra média apenas pela trilogia antecessora.
E, na minha humilde opinião, há material de sobra na obra original para três filmes. São muitas aventuras, muitas mesmo. Se todas fossem incluídas para a telona, daria um prato cheio que agradaria desde crianças até adultos.

Porém o clima, quase de conspiração, que rolava sobre o retorno de Sauron no primeiro filme dessa nova trilogia me desempolgou. De um livro leve, fizeram um filme um pouco mais denso. Justamente numa parte do livro que é extremamente aventureira e engraçada, já que Bilbo ainda está se descobrindo menos Bolseiro e mais Tûk do que acreditava. Os anões ainda acham que carregar um hobbit como ladrão é a maior burrada que poderiam cometer.


Ainda assim, eu curti muito o início onde Bilbo está escrevendo o livro e procura esconder de Frodo. Foi uma ideia agradável de fazer a ligação entre as duas obras que estão sendo adaptadas em ordem inversa.

Já quando começamos a entrar nas linhas de O hobbit, fiquei satisfeita de ver a possibilidade de um filme ser fiel ao livro novamente (algo que na primeira trilogia me deixou feliz quase o tempo todo, já que os livros são repletos de conteúdo e o roteiro conseguiu recortar bem sem perder o fio, mantendo as cenas e os textos mais significativos).
Ri muito com o desespero de Bilbo em alimentar os anões, me balancei na cadeira com as canções dos anões (canções são tão presentes nos livros de Tolkien e muito deixadas de lado nos três Senhor dos anéis cinematográficos) e ansiei por uma das cenas que eu mais gosto: o encontro com os trolls.


Saí do cinema contente, teria saído mais se o filme tivesse durado 2 horas ou 2 horas e meia. Confesso que fiquei entediada em um ponto, sentindo-me compensada apenas pelas belas paisagens.


Quem já viu, o que achou?
E quem não viu, o que espera?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team