11.1.13

[3 sugestões] Início de ano


A coluna andava sumida, eu confesso que andava desgostosa dela, mas na minha semana de reflexão sobre o blog decidi trazê-la de volta. E ela estará aqui às sextas-feiras de 2013, duas vezes por mês.

E novamente estamos reiniciando o ano (sim, eu sei que já passaram duas semanas) e ficamos remoendo como começar esse ano. Seguem minhas três sugestões para esse novo recomeço.

Estabeleça metas
Todo início de ano eu re-estabeleço minhas metas. E 're', porque muitas delas são as mesmas dos anos anteriores por dois motivos: quero continuar mantendo aquele resultado ou não alcancei no ano anterior.
Lembro que as metas não devem servir de desestímulo: "não consegui o ano passado, jamais irei conseguir!". Ao contrário, eu sempre reflito que se eu não alcancei determinada meta simplesmente por um esforço meu, devo redobrar os pensamentos sobre aquele item se realmente desejo cumpri-lo.

As metas jamais devem surgir como amarras para você crescer ou como uma pedra que te afunda se você não alcança. Elas devem servir como um estímulo, uma determinação de objetivos que você deseja alcançar sejam eles comprar um tênis novo, fazer uma viagem para a Europa, passar no vestibular, arranjar um namorado.

Algumas metas como 'arranjar um namorado', não dependem unicamente da nossa vontade, mas estabelecer esse desejo como meta nos faz refletir no que podemos realizar para estar mais próximo de conseguir: sair mais, ser mais sociável, não criticar quem eu não conheço.


Tire da mala o que só está ocupando espaço
Parece um pouco pretensioso este. Mas é um 'senhor' conselho.
Vale para tudo. Pessoas, ações, objetos.
Reserve um dia ou algumas horas para refletir sobre as coisas que tem te deixado triste nos últimos tempos, como: insistir na musculação para emagrecer (só que você sempre falta pelo desânimo), aquele amigo que você sente falta só que nunca parece disponível para te ver ou conversar, aquelas roupas que você está guardando porque acha que ainda voltará a usar (ou caber), o dia que você irá parar de comer chocolate (e nunca passa do primeiro dia).
Sério! Eu não pretendo ser nenhuma mestra da auto-ajuda. Só que eu percebi ao longo dos meus anos (que não são muitos) que várias desses pesos na mala só impedem que façamos boas viagens.

Se você não consegue persistir na musculação, procure outra atividade que te interesse (se ainda não achou, continue trocando, mas insista um pouco). Se o seu amigo não tem tempo para você, larga mão e o esqueça, pode ser uma fase que você estão vivendo distintamente. Ficar insistindo pode apenas criar mágoas que atrapalharão a relação futura de vocês, ou coloque as cartas na mesa ou deixe pra lá e faça novas amizades por enquanto.
Preciso comentar das roupas? E quanto a para de comer chocolate? (LOUCO!) Na verdade, se você não consegue persistir numa meta como essa, procure identificar o problema ou desista de vez (com exceção se for por questões de saúde).

Não se permita ficar carregando problemas. Alguns problemas conseguimos resolver, outros nós realmente precisamos largar mão e deixar com a vida.


Invista em você mesmo
Invista tempo no que te dá prazer sem abandonar totalmente as obrigações. Dedique esse ano mais à você do que ao que você precisa fazer. Mas use esse ano para oportunizar coisas que podem te valorizar (profissionalmente ou não).
Faça um curso que goste, aprenda uma língua nova, faça uma viagem (nem que seja pequena, de um fim de semana na cidade vizinha) e conheça um lugar diferente. Reserve um período na semana para fazer o que você há tempos vem desejando: um dia do cinema, um bar com as amigas, ler livros, aprender a surfar, aprender a dançar salsa, assistir um programa de televisão.
Não permita que esse ano você se dedique mais aos outros do que a si mesmo.
Ah, mas eu tenho filhos! Você não entende.

Pode ser que eu não entenda, realmente não tenho filhos ainda. Mas não faça dos seus filhos um impedimentos para ter ao menos essas 2 horas semanais. Ou repense, se o seu filho não é o investimento em si mesmo que você pretendeu para esse ano (dedicar-se a sua criação, fazer atividades com ele).



Porém, não esqueça, invista em algo para você que você possa chegar ao fim de 2013 e se sentir grato por esse presente.

Um comentário:

  1. Nossa Lili que texto lindo. Adorei mesmo!!!!
    Concordo com vc e desde que sai do trabalho ano passado tenho feito isso e realmente é gratificante. Bjos e sucesso para vc em 2013 e obrigada pela presença no meu blog, é muito importante para mim. Bjos

    ResponderExcluir

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team