8.1.13

Quatro dias sem ela

Eu adoro feriados prolongados! Não que eu não goste de ir para a escola. Eu adoro!
É que ultimamente ir para a escola significa ficar pensando em coisas que me deixam tristes, porque muita coisa mudou. Minha irmã está sempre parecendo um fantasma, não pegamos mais a mesma carona, tenho tido dificuldades em me relacionar com meu melhor amigo (porque tenho que conter as palavras sobre a irmã dele, e não sou boa com isso).

A melhor coisa desse feriado prolongado é que Cat não irá passar conosco. Ela tem muitas provas na semana seguinte e decidiu ficar na casa da minha tia Helena. Sei que parece cruel pensar assim, mas acho que até meus pais ficaram contentes. Teríamos que conter nossa alegria e nosso prazer para não machucar Catherine, e ao mesmo tempo ela não se esforça nem um pouco para nos deixar tranquilos.
Ela e papai brigam o tempo todo. Principalmente porque ela não tem feito uma única refeição em casa (e meus pais acham esse o momento mais sagrado, porque estamos todos juntos). O único momento em que ela senta na cozinha é no café da manhã, e isso não conta como refeição, porque ela só toma um copo de suco em alguns minutos.

Esquecendo a Cat nesse momento, irei aproveitar os próximo quatro dias só para brincar com papai e mamãe. Estamos indo acampar no sítio em que minha mãe cresceu e, segundo papai, chegaremos em quinze minutos.

-----

Quando estávamos no rio hoje fiquei imaginando como minha vida seria se Catherine não tivesse nascido.
Eu teria as roupas dela e dois quartos. Nunca teria ficado de castigo por nossas brigas. Eu e o Lucas seríamos amigos do mesmo jeito que sempre fomos, e eu não teria raiva da Joana.
Quando mamãe ou a vovó Malu fizessem bolo, sempre seria eu que rasparia a forma. 
Minha mesada seria maior.
Papai não ficaria chateado porque eu sempre faria todas as refeições junto com ele.
Mamãe... não sei o que seria diferente com mamãe, porque ela parece estar sempre preocupada com tudo.

Eu fiquei boiando pela correnteza sentindo o sol esquentar o meu rosto, aí eu mergulhava e voltava nadando. Imaginei várias cenas da minha vida sem minha irmã e me sentia muito feliz, minha vida poderia ter sido bem melhor sem ela.
Foi quando eu perguntei o nome de uma ave para o papai e me enganei de nome que me dei conta: se Catherine não tivesse nascido, provavelmente eu seria Catherine. 
Minha mãe teria me dado esse nome porque ainda teria o sonho de dar nome de atrizes para as filhas. E se eu fosse Catherine seria como a Letice ou seria como Catherine?

-----

Tive pesadelos a noite toda. 
Agora de manhã, papai e mamãe estavam tão cansados que nem parecia que não tinham trabalhado ontem. E eu fiquei me sentindo culpada.
Mamãe falou que eu comi muito doce de abóbora no jantar depois de um dia inteiro de sol, que provavelmente isso me deixou indisposta.
Eu sei que foi tudo culpa da Catherine. E minha porque fiquei imaginando minha vida sem ela.
Sonhei a noite toda que eu era ela, ou que ela era um fantasma que vinha atormentar minha vida sem ela. Que eu era eu mesma, mas papai e mamãe sempre choravam porque sonhavam em ter uma filha Catherine.

Minha irmã estragou nosso feriado sem estar presente. E foi o que eu contei para a mamãe.

- Letice! Sua irmã não estragou o nosso feriado! Você que jamais deveria estar pensando algo semelhante. Esqueceu de todos os momentos bons que compartilhou com sua irmã?

É claro que eu não tinha esquecido, mas eu imaginei que se não houvessem momentos ruins com ela, era melhor que ter momentos bons com uma irmã.
Eu devo ter feito uma cara confusa já que mamãe me olhou muito braba e me abraçou em seguida.

- Meu amor, Catherine está passando por um momento difícil. Como família dela devemos apoiá-la e amá-la, não excluí-la.

- Mãe? Você não ficou contente que ela não veio?

Minha mãe demorou um pouco para responder.

- Contente, não. Aliviada, talvez. - ele olhou bem dentro dos meus olhos, e eu fiquei vendo meus olhos refletidos no dela, como um espelho dentro do outro - Let, sua irmã está sofrendo e provavelmente você também sofrerá quando chegar a idade dela. Nós como pais compreendemos esse momento, só nos sentimos tristes e desolados quando percebemos que somos incapazes de acabar com uma dor que também é nossa dor.

- Eu jamais quero fazer vocês ficarem 'assolados' com uma dor minha. Eu nunca vou me apaixonar.

Minha mãe teve um ataque de risos e eu fiquei ofendida por ela não acreditar em mim.

- Desolado, Let. Não assolado. Desolado é muito triste, inconformado. E eu tenho certeza que quando chegar o momento certo, também irá se apaixonar. E vou torcer para que não sofra como sua irmã.

Papai chegou da sua saída matinal para observar os pássaros e ficou confuso quando nos viu abraçadas com meu rosto vermelho. E talvez ele e a mamãe saibam se comunicar só por pensamentos, porque logo em seguida ele me convidou para ir visitar alguns ninhos que ela havia encontrado, inclusive um de um beija-flor.
Eles sabem que eu sempre fico contente quando saímos como exploradores para encontrar filhotes no campo. E até a noite eu já havia esquecido toda a confusão que minha irmã tinha causado na minha cabeça porque encontramos dezessete ninhos de aves, três tatus, um tamanduá e quando estávamos voltando para a barraca vimos uma jaguatirica com dois filhotinhos.
Foi muita sorte! E eu tenho certeza de que meu pai deve ter um dom especial para encontrá-los no momento em que eu mais precisava. Pode ser que seja um poder especial que os pais recebam quando viram pais.

-----

Depois de ter contado para minha mãe a noite toda sobre o encontro com a jaguatirica, ter recontado para meus avós quando fomos almoçar com eles no dia seguinte e ter escrito relatos para meus amigos. A história quase se esgotou.
Passei os outros dois dias me divertindo no rio e nas trilhas com a mamãe, e jogando cartas e contando histórias de noite.
Eu só lembrei da tristeza que Catherine e seus problemas me causaram quando estávamos guardando tudo no carro.

Quando chegar em casa, acho que irei abraçá-la até ela ficar irritada.



----------
Letice é uma personagem criada por mim. Ela é uma menina de 9 anos que é cheia de questionamentos e apronta muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team