24.5.13

[Resenha] Morte e vida de Charlie St. Cloud




Título: Morte e vida de Charlie St. Cloud
Título original: The Death and Life of Charlie St. Cloud
Autor(a): Ben Sherwood
País: EUA
Ano publicação original: 2004
Editora: Novo Conceito
Páginas: 296






(4/5)

----------------------------------------------------------------------------------------------

Sabe aquele livro que inspirou um filme, não tem um título super instigante e você não vai muito com a cara do ator que fez o protagonista.
Aí, você vê uma promoção e compra o livro pra sua mãe. Um ano depois lê o livro e descobre que adorou.

---------------------------------------------------------------------------------------------- 
Breve sinopse

Charlie St. Cloud não é um garota excepcional. Não é o primeiro em tudo na escola, mas o que possui uma excelente combinação para ser um dos mais promissores. E ama imensamente o irmão Sam, ambos cuidam um do outro já que o pai de cada um deles abandonou sua mãe.
Numa fatídica noite, sofrem um acidente de carro e um milagre acontece quando ambos prometem jamais se abandonar. Charlie é ressuscitado e sua vida passa a ser conduzida ao irmão Sam. Até que Tess, navegadora da cidade surge em seu caminho.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Você acredita em milagres?
O livro começa te questionando e te propondo acreditar.

O prólogo e o epílogo são narrados pelo bombeiro que conheceu Charlie no acidente, porém depois adentramos nas páginas da própria história que nos é narrada em terceira pessoa ora na vida de Charlie, ora na vida de Tess.

Ambos vivem na mesma cidade, passaram pela escola praticamente na mesma época. Os dois já lidaram com a morte de alguém querido, mas escolheram modos diferentes de seguir adiante.

É o resultado inescapável da tragédia e da multiplicação do sofrimento. Muitas pessoas boas morrem um pouco quando perdem alguém que amam. Uma morte resulta em duas, ou 20, ou 100. É igual com todo mundo.
p. 280

Tess é uma mulher aventureira que está se preparando para fazer uma regata ao redor do mundo sozinha. Ela sempre desafiou a vida com sua coragem e chega o momento em que ela mesma põe em dúvida todas as suas atitudes.

Charlie é um rapaz que sempre foi correto. Numa noite decide agradar ao irmão e o que começa errado acaba em catástrofe, quando Charlie, seu irmão Sam e o cachorro Oscar sofrem um acidente de carro em que perdem a vida.

Somente Charlie consegue ser salvo. A partir daí, o adolescente passa a levar uma vida dedicada à promessa de jamais abandonar o irmão que o visita todos os dias ao pôr do sol. Assim, a vida de Charlie é definida em prol de estar no cemitério ao pôr do sol todos os dias. Assim ela passa a morar e trabalhar no cemitério, convivendo com os outros mortos que ele consegue enxergar no período de transição entre suas vidas e mortes.

Charlie e Tess se conhecem, ambos sentem como são especiais um para o outro quase que repentinamente. Eles só custam a perceber o milagre que está começando.

Eu fiquei imensamente feliz quando na metade das páginas, eu comecei a compreender o caminho que o autor estava criando. Achei que tudo mudou e um drama bom, para uma história realmente milagrosa.
Eu posso ter sido um pouco lenta, mas eu consegui ser conduzida exatamente como acredito que o autor desejava: para o momento surpresa. Para quando o seu coração dispara e você começa a questionar, pensar que não deve ter entendido direito enquanto o coração bate muito forte no peito e você anseia desesperadamente pelo rumo que segue.

Até fiquei com vontade de assistir o filme, o qual já tinha rejeitado até passando na televisão.

Quero poder recomendar e dizer, que você pode não acreditar em Deus como o Joe, pode não acreditar em milagres, mas pode se deixar emocionar pela narração de alguns deles (mesmo que fictícios).
Tenho certeza de que poderá se pegar refletindo sobre não existir na vida tempos determinados. Só há o tempo do agora.


Maravilhosa resenha do Equalize a leitura que sentiu o modo sublime e sutil com o qual o autor nos conduz para o assunto de seguir adiante. Também adorei a resenha da Kaká do Books Journal, e respondo ao único defeito que ela pôs ao livros: eles se apaixonam repentinamente porque faz parte do milagre.
Se você não se importa de saber um pouco mais da história (algo que eu contra-indico, porque foi o momento mais emocionante da leitura para mim), pode também ler a resenha do Fundo falso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team