5.6.13

E o tal do brasileiro que não lê

No facebook acabei vendo o link para uma coluna da revista Época.
Eu fiquei agoniada para me manifestar, e ia fazer apenas pelo facebook. Mas acho que cabia trazer para cá.

O que acham do texto do Danilo Venticinque que está aqui. Segue abaixo meus comentários.

Me deparei com esse texto da revista Época. O tipo de texto interessante, porque eu concordo e discordo de muita coisa nele.

Acho importante dizer que o brasileiro tem lido mais sim. Fico feliz de saber parte da queda dos preços tem sido porque os brasileiros estão comprando mais livros (não necessariamente lendo), porque eu sou um reflexo disso, das compras de livros mais baratos. E isso me leva ao ponto do 'só os ricos leem, mas os livros de bolso são os mais vendidos'. Não sou rica, tampouco pobre, mas os livros que mais compro são os mais baratos, dentre eles muitas versões de bolso.

Desculpa, mas 2,5 livros por ano para cada brasileiro! E você considera que isso é um grande índice? Eu até já vi melhores, de 4 livros por ano por brasileiro. Pois é. 2,5 livros por ano, considerando um livro de 200 páginas dá 500 páginas por ano. Menos de 1,5 páginas por dia. Opa!!! Isso dá pra ler (desculpem!) sentado no banheiro. Dá para fazer em 5 minutos antes de dormir (para aqueles que fazem suas preces). Dá para fazer depois do almoço. Enfim, você pode ao menos dobrar e dedicar TODOS OS DIAS, 10 minutos para ler. Afinal, isso não é anda quando falamos de exercícios físicos, ou do tempo gasto na tv/internet ou para enviar algumas mensagens de texto para alguém.

Acho que os brasileiros estão lendo mais. Os brasileiros que leem, estão lendo mais. A maioria continua lendo muito pouco. Menos do que aquela 1,5 página por dia.

Acho brilhantes muitos pontos positivos que o Danilo Venticinque destaca no seu texto. E talvez a gente não deva mesmo repetir mais a frase que 'O brasileiro não lê'. A gente deveria passar a repetir incansavelmente que 'OS BRASILEIROS PRECISAM LER MAIS!'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team