9.4.14

[Eu leitora] Simpatia ou não por quem trai

Atenção: as postagens dessa coluna contém spoilers por se tratar de opiniões e vivências pós-leitura.


 Semana passada eu pude finalmente ler o livro mais famoso da Emily Giffin e que deu origem ao filme homônimo.
O título em português, vocês já devem saber, foi O noivo da minha melhor amiga.
Ano retrasado eu li meu primeiro romance da autora o Questões do coração.
Para quem não sabe, embora tenha ficado encantada com a escrita da Giffin, eu sofri muito com a leitura porque eu ficava louca da vida e com raiva do Nick. Ele era um tremendo "fdp". Sério!
Não tínhamos diretamente uma visão dele sobre a situação, mas a verdade é que me parecia que não existia uma real problema no casamento dele com Tessa. E que se houvesse, ele deveria ser honesto com ela até mesmo para agir de modo correto e adequando com Valerie e Charlie (ele foi ainda mais cruel com esse menino).

Ou seja, eu realmente queria rasgar o livro de raiva do marido infiel. E mesmo simpatizando mais com Tessa, minha raiva do Nick dizia respeito ao modo como ele agia com ambas as mulheres. Eu não queria que nem uma delas sofresse.

Eu declarei Nick como um personagem a ficar diante do juri. O traidor.

Aí eu leio seu antecessor que diz respeito justamente a uma história de traição. Uma história bem 'traíra', já que há um caso entre o noivo e a madrinha (melhor amiga desde a infância da noiva).
Só que há uma diferença nessa história que mudou meu modo de encarar a traição. Eu torço para Rachel e Dex. Quero que eles fiquem juntos e não os condeno. Por quê?
Porque dessa vez Rachel também trai e é uma mulher? Porque Darcy é o tipo de mulher que eu não gosto, enquanto Rachel é a mulher que eu admiraria, sendo assim Darcy "meio que mereceu" e "bem feito para ela que sempre foi má e egoísta".
Não que eu realmente pense com essas palavras simplistas, entretanto acho que é um pouco isso que acontece no meu interior para gerar o resultado contra Nick e a favor de Rachel.

Sei que Presentes da vida é uma continuação sob a perspectiva de Darcy e que é possível que eu modifique um pouco meu olhar sobre ela. A questão é justamente como nossos partidos e sentimentos são fortemente moldados pela perspectiva. E pelo modo de expôr a situação.

Rachel foi muito sacana com Darcy, independente de ela ser uma boa pessoa/amiga/etc. Dex foi absurdamente errado com Rachel e com Darcy, do mesmo modo que Nick foi. Ele traiu a confiança de Darcy e brincou com os sentimentos de Rachel. E novamente, isso independe MESMO de como Darcy é e o que ele fez.
Sua má ação não pode ser justificada pelas atitudes do outro. Mas estou segura de que (mesmo torcendo por Rachel), se Darcy fosse um amor com Dexter, eu estaria sofrendo por ela e com raiva dele. Do mesmo modo que fiquei com Nick, Valerie e Tessa.

E vocês? Já se deram conta disso?
Já pararam para tentar analisar seus sentimentos seja diante de um livro/filme ou de um acontecimento da vida real?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team