2.4.12

As mais raras espécies

Semana passada terminei de ler um livro que havia comprado há 1 ano e entrou na lista dos "livros de divulgação científica que me interesso e demoro pra ler". Bom, é que apesar de ter feito biologia, gostar de ler, gostar de divulgação científica... minha mente gosta mesmo é de saber o que vai acontecer depois, gosta de trama, de envolvimento. E aí, começo os livros e vou lendo homeopaticamente, largo um tempo, volto e leio mais um pouco.

Enfim, com este a coisa funcionou diferente. Gostei MUITO! E a leitura se concluiu bem rápido (mesmo nesse mês difícil que li pouco).


Não farei uma resenha porque não é um livro que se encaixe nesse modelo. Mas, é um livro que eu vou retirar trechos que gostei para compartilhar.

Diane Ackerman
As mais raras espécies é um livro da poeta e naturalista americana Diane Ackerman que narra de um modo muito bonito as vivencias de Diane com espécies que estão sumindo do planeta. Narra suas aventuras, seus pensamentos, suas emoções com relação às focas-monjas, à Amazônia, aos albatrozes de cauda curta, aos micos-leões-dourados, às borboletas monarca e aos insetos.

Minha única grande crítica é a versão brasileira. Alguns capítulos (em especial o dos albatrozes) está terrivelmente mal-revisado, cheio de erros, má-traduções, etc. Ainda assim, as palavras dela nos fazem viajar junto.


Sorrindo, a garota a atira bem alto no ar como um piloto de caças lançado pelo ejetor de seu assento.

As turmas parecem seduzidas por Chris enquanto ele faz a marcação, Pode levar muito tempo deixar que todo uma turma segure as borboletas, mas um dia, quando uma questão ambiental surgir, eles se lembrarão. É difícil aprender sobre animais se você só os vê mortos em bandejas de dissecação. (p. 196 - O palácio de inverno das Monarcas)






Leia também sobre a migração das monarcas na reportagem do Estadão.



Saraiva: R$34,71
Americanas.com: R$32,90

Um comentário:

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team