22.4.12

Celebrar o dia da Terra

Eu poderia celebrar o dia da Terra falando de algum tema polêmico, tratar das diversas manifestações que acontecem hoje em prol do nosso planeta. Poderia sugerir filmes que tratam de belezas, de conservação, de respeito. Poderia trazer uma poesia, poderia escrever uma poesia. Conseguir uma imagem que me tocasse.

Decidi que iria trazer um vídeo que me tocasse. Um vídeo que já tocou outras pessoas por carisma, que mexe com o coração dessas pessoas vendo beleza onde geralmente não enxergam. Surgiu de repente esse pensamento. E lembrei do livro "As mais raras espécies". Aquele livro me tocou e decidi lembrar dele hoje:

"Quinze borboletas amarelas brigam e brincam na grama verde da margem, que é um tipo de tiririca. Um pombo amazônico arrulha. Então um garfo atinge um globo de cristal, como se alguém estivesse chamando a selva à ordem. Um bando de periquitos faz um som parecido com o de roupa molhadas endo torcida num grito agudo. Tucanos berram como cães distantes. Aqui e acolá, avistamos uma ou outra canoa baixa e rasa de casca de árvore encostada na margem, aguardando seu remador, trabalhando em algum lugar da floresta. Um gavião com patas e bico amarelos brilhantes se encarapita num galho de uma árvore morta. Há um espadanar de água na margem de um lago próximo, formado por um meandro do rio. Quando uma castanheira perde duas folhas, caem suavemente e atingem o chão com um ruído oco. (...)"


"Será que essa diferença em nossa visão de mundo nos separa em todas as coisas? Não creio. Tanto o senhor (Pastor) como eu (o cientista Edward Wilson), e cada ser humano, lutamos pelos mesmo imperativos: segurança, liberdade de escolha, dignidade pessoal e uma causa em que acreditar, uma causa maior que nós mesmos. (...) Pastor, precisamos de sua ajuda. A Criação - a Natureza viva - está enfrentando uma grave crise." Edward O. Wilson - A criação

A criação, não importa em como você acredita que ela tenha surgido, grita por ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team