23.4.12

Charles Dickens

Essa semana eu vou escrever sobre um livro do Dickens, achei que seria legal escrever também um pouco sobre esse grande escritor.

Charles Dickens é um romancista inglês, nascido em Portsmouth em 7 de fevereiro de 1812.
Durante a infância viveu no Kent e depois em Camden Town (Londres), isto quando a situação da família piorou e foi presa como devedores. Nesta época, Dickens trabalhava numa fábrica de graxa para sapatos. 
Ainda que a situação da família tenha melhorado após o recebimento de uma herança, a mãe não permitiu que ele abandonasse o emprego na fábrica, gerando mágoa.
Em 1832 se torna jornalista, cronista judicial, cobrindo campanhas eleitorais e debates parlamentares.
As crônicas humorísticas "Esboços de Boz" publicadas no Morning Chronicle e "Os documentos Póstumos do Clube Pickwick" garantiram seu nome como escritor.

Em 1836 se casa com Catherine Hogarth, mãe de seus dez filhos. E 1838 foi o ano em que começou a publicar em folhetins semanais "Oliver Twist", obra que traz problemas sociais da era vitoriana. Nos dez anos seguintes publica: Vida e aventura de Nicholas Nickleby, Loja de antiguidades, Barnaby Rudge, Martin Chuzzlewitt, Um conto de Natal, The chimes, O grilo da lareira, The battle for life.

"David Copperfield", sua obra mais famosa juntamente com "Um conto de natal", é publicado em 1849 e inspirado em grande parte em sua vida.

Com o passar dos anos sua obra foi se tornando mais crítica, tendo sido importante, descrevendo grande parte da era Vitoriana, época em que o Império Britânico era a maior potência mundial.

Separou-se da esposa em 1858, quando o divórcio ainda não era bem visto, e passou a viver com a atriz Ellen Ternan até o fim da sua vida em 1870.

Sua obra é poética, a maioria dos romances foram publicados semanalmente ou mensalmente em episódios. Sua escrita é repleta de sentimento e vários de seus personagens são excêntricos, alguns com um estilo gótico.

Charles Dickens foi o romancista inglês mais popular da era vitoriana. Isso é algo muito significativo, ou seja, desfrutando de seu enorme sucesso já em vida.

Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema, televisão e teatro. Como exemplos temos: Oliver Twist de Polanski, Os fantasmas de Scrooge com Jim Carrey interpretando Scrooge. Definitivamente um escritor memorável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team