20.7.12

O que é ser amigo?



Hoje, dia 20 de julho é comemorado o dia da Amizade e do Amigo.
Essa data é sempre lembrada por mim por alguns motivos, alguns deles não cabe relatar aqui no blog, apenas em pensamento e em coração. Porém a amizade, merece ser celebrada aqui e em todo lugar.

Segundo nossa amiga Wikipédia, a data de 20 de julho é oficializada no Brasil, Argentina e Uruguai, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu comemorar mundialmente o dia do amigo em 30 de julho, desde o ano passado.
Parece que essa data provem da Cruzada Mundial da Amizade, idealizada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho.

Nesse dia podemos imaginar mil e uma formas de relembrar nossos amigos e homenageá-los. Entretanto, o que é ser amigo?

Poxa, isso é fácil. É aquela pessoa com quem você pode sempre contar. Sempre estará lá para você. É como um irmão. É o que te faz sorrir e que recolhe suas lágrimas. É, é, é...

Um amigo é muita coisa. Ele também não é aquele que te abandona, não é aquele que quer te ver no chão, não é aquele que te ignora... Será?

Eu acho que um amigo é aquilo que É e aquilo que FOI.
Como assim? Vou explicar.

Acho que ser amigo é trazer todos aqueles benefícios que citei acima e outros mais. É auxiliar, compartilhar, ensinar. Muitas vezes acreditamos que amizades verdadeiras são aquelas que duram uma vida. Que superam qualquer coisa. Aquela que mesmo se vocês se afastarem 50 anos, é imutável.
Existe algo realmente imutável?

Eu já cheguei a pensar que sim. Hoje me peguei refletindo sobre isso. E acho que não.
Acho que ser amigo está além de ser eterno enquanto amigo. Está em fazer o bem e fazer o necessário em determinado momento. Naquele estilo Vinícius de Moraes de "que seja eterno enquanto dure".

Tenho amigos que são aqueles exemplos eternos. Uma amiga em especial, a Marina, a qual conheço desde 1 aninho e fiquei muito afastada dela desde a adolescência. E ainda assim ela está presente em todos os quesitos de amizade todos os dias da minha vida. Ela AINDA é minha amiga. De algum modo ela se faz presente, mesmo que não o saiba.
Tenho a Kênia, uma amizade bem conturbada (não no mau sentido). Nos conhecemos há 18 anos e durante esse período já brigamos (poucas vezes, mas algumas feias). Já tivemos momentos em que nos distanciamos sem intenção. Lendo meus diários (que feio dizer isso!) vejo momentos em que não a compreendia e tinha dúvidas sobre nossa amizade, e tive tantos outros momentos onde cegamente podia colocar minha vida nas mãos dela. Onde ela era imprescindível fisicamente e emocionalmente.

Há outros amigos que hoje já não os considero mais amigos, porém foram importantes em diversos momentos da minha vida com apoio, diversão, lágrimas, abraços, ensinamentos. Alguns saíram da categoria com pesar, outros sem muita tristeza. Alguns deixaram mágoa, outros saudades.

Ainda assim foram amigos.

Ser amigo não é um estado de espírito que pode mudar de uma hora para outra. No entanto, também não é um contrato vitalício. Viver é mudar. 
Conservar os amigos é tão importante quanto fazer novos amigos, mas impedir que uma amizade esgotada acabe, é o mesmo que lutar por um amor que já não existe mais. Amizade é um relacionamento, e um tipo de amor. Por que deveria ser eterna? 
Novamente, ela deve ser excelente enquanto durar. Excelente para que sempre nos recordemos dela com saudades quando elas já não mais o forem, e que tenhamos sempre necessidade quando ainda forem.

Obrigada a todos aqueles que foram e são meus amigos. E um feliz dia do amigo!


Mais sobre amizade e cinema: 10 melhores amizades cinema e 20 tipos de amizade do cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team