3.8.12

Consumo consciente: Jogos olímpicos de Londres


Estamos em pleno clima de competição esportiva. Eu pelo menos estou, trabalho grudada nas tabelas e resultados dos jogos. E quase choro quando sei que algo que eu gostaria de ver muito estará passando na mesma hora do trabalho (como o vôlei masculino contra EUA ontem).
Acontece que essa reunião e mobilização mundial não afeta apenas o esporte e o sentimento de nação das pessoas. É importante para o turismo e para o desenvolvimento local.

Os Jogos Olímpicos de Londres estão sob a direção de Dan Epstein no quesito sustentabilidade. Esse pode ser um dos eventos esportivos mais sustentáveis do planeta.

Segundo o diretor, grande parte dos detritos das demolições realizadas para dar local às construções novas foi reutilizada no próprio projeto.
Algo também planejado foi a ausência de estacionamento. Sim, planejaram que não haveria estacionamentos para obrigar as pessoas a utilizarem o transporte coletivo para se transportar. Aliás, o clássico ônibus de dois andares ganhou versões elétricas e que funcionam a biodiesel, assim como vários táxis.
A ideia mais sensacional do meu ponto de vista foi o estímulo a quem andar a pé ou de bicicleta. Com um aplicativo do iPhone, quem utilizar esses meios de locomoção pode ganhar pontos que viram descontos em lojas e cinemas.

Houveram outras grandes ideias como árvores ecológicas (árvores com tronco de LED e folhas que captam energia durante o dia para utilizar durante à noite), arenas recicláveis, embalagens biodegradáveis utilizadas na alimentação, um tipo de "cola" que retira a poluição do ar e adere ao asfalto.

Árvore ecológica

Ou seja, a mobilização de uma Olimpíada interfere em muitas áreas, inclusive na tecnologia relacionada com o bem-estar do planeta.
Curtiram?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team