2.9.12

[3 sugestões] Filmes, biologia e ética

Iniciando as comemorações para o dia do biólogo (minha segunda comemoração após formatura), vim trazer três sugestões de filmes relacionados ao desenvolvimento biológico e ética. Os filmes estão em ordem cronológica e apresentam como tema comum um certo "medo/receio" de como as pessoas lidarão com o poderio biotecnológico. Como seriam instauradas novas relações de poder.
Eu adoro os três filmes, e Gattaca (que é brilhante, já que seu título é formado pelas letras que correspondem as bases nitrogenadas do DNA) é um que para mim reflete a expectativa que o Projeto Genoma trouxe à época. As pessoas realmente passaram a acreditar que com o mapeamento do genoma humano seríamos capazes de dominar os genes das próximas gerações.





Seguimos com A Ilha, filme muito conhecido que traz a polêmica atrás de clonagem e doação de órgãos (afinal, ainda não há clones para doá-los, mas há casos reais bem cruéis relacionados a isso).


Por fim, um filme mais recente que lembra muitíssimo A Ilha no seu contexto, baseado num livro que eu gostaria muito de ler.


Qual filmes desses vocês já assistiram? Quais relacionados ao tema que gostaram e que eu não citei aqui? E afinal, o que pensam sobre esse desenvolvimento biotecnológico crescente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team