29.10.12

Dia do livro: os preferidos!!

Hoje é dia do livro, e seria sacanagem eu falar sobre um filme que não possui sequer uma relação com livros. Assim, eu decidi fazer uma lista com alguns livros favoritos de gêneros literários distintos. Foi dureza em alguns escolher um só.







Clássico internacional
Clássico, é clássico. Então tinha que ser o primeiro. Meu livro preferido não deve ser surpresa para ninguém: Orgulho e preconceito de Jane Austen. Lizzie e Mr. Darcy são meu desejo de vida.








Clássico nacional
Eu adoro clássicos, geralmente os ingleses. Para não ser injusta, era necessário separar para falar de um clássico brasileiro que é um queridinho, principalmente porque me fez repensar a escrita de um grande autor: As memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis.







Infantil
O menino do dedo verde de Maurice Druon foi um dos primeiros livros que me recordo de ler com fluência sozinha (eu tinha cerca de sete anos). Eu mal lembro da história em detalhes, porém o significado dele me marcou demais.








Infanto juvenil
Nenhuma novidade também, eu já elogiei inúmeras vezes aqui no blog e falei da minha relação com ele: A hora do amor de Álvaro Cardoso Gomes.









Fantasia 
Sério, foi o mais difícil de todos. É como amputar um pedaço de mim (seria preciso incluir não apenas um livro, mas três séries), porém eu fiz uma decisão. E eu tenho que declarar que é Harry Potter de J.K Rowling, sendo os preferidos O prisioneiro de Azkaban e O enigma do príncipe.










Distopia
Serei muito atual nessa, porque eu achei a discussão por trás do livro fantástica: Jogos vorazes de Suzanne Collins, sendo o primeiro livro o preferido.











Romance histórico
Com certeza é A floresta de Edward Rutherfurd, eu curti tanto esse livro que minha maior tristeza são os preços exorbitantes de suas publicações no Brasil.








Romance
Outro gênero dificílimo de escolher. Vou optar por um que achei fantástico, me surpreendi por ter gostado e li recentemente: Quarto de Emma Donoghue.












Chick-lit
Se o primeiro livro da lista é Orgulho e preconceito, como não vou escolher a mesma história versão chick-lit? Eu adoro de paixão Bridget, jamais enjoo dela. E acho ela uma mulher real. Consigo ver inúmeras ao meu redor. Assim, O diário de Bridget Jones de Helen Fielding.








Policial
Olha, eu adoro policiais e eu não conseguia pensar em nenhum especial que pudesse ser meu preferido. Eu deveria escolher um da minha musa do crime Agatha Christie. Decidi ser imprevisível e vou marcar um policial juvenil como favorito: a série Os Karas do Pedro Bandeira. Os preferidos são os três primeiros: A droga da obediência, Pântano de Sangue e Anjo da morte.








Preciso fazer um parênteses e dizer que meu vício do momento, o queridinho 2012 não é um livro, mas uma série: As crônicas Gelo e Fogo (George R. R. Martin), que aliás vão roubar o resto da minha noite para a comemoração do Dia do Livro.

Quais os teus livros preferidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team