13.10.12

[Resenha] O céu está em todo lugar - Jandy Nelson



A terceira resenha dessa semana era para ter ido ao ar ontem, mas assim como o outro post, ficou para o sábado e trata de um livro que amei. O céu está em todo lugar de Jandy Nelson.
Esse livro é a prova definitiva que eu tenho problemas. Eu gosto de livros onde as pessoas se afundam em suas perdas, meu coração consegue sentir as mesmas coisas que elas. Ou as autoras realmente conseguem algo brilhante que funciona comigo e é simples coincidência o tema.

Aqui temos Lennie (desculpa, mas para mim esse é o único defeito do livro, uma mãe que põe o nome da filha de Lennon? Tinha que ser americana) que perde a irmã Bailey.
As duas possuem uma relação muito especial, principalmente por conta de terem sido abandonadas pela mãe para serem criadas pela vó.
O ambiente da casa de Lennie é bem louco, de um modo que nos perguntamos se isso seria possível, mas que no fundo sabemos que podemos enxergar em diversas casas (inclusive as nossas).

O que ocorre a seguir é o surgimento de Joe na vida dela. Um rapaz que ela mesma descreve como um raio de luz (praticamente uma mocinha dos romances, de tão perfeito e puro que é). E Joe faz com que ela se apaixone.
A questão é que no início me parecia que ela ficava apenas encantada com ele, como a maioria das meninas. E todo o encantamento era afastado quando ela se distanciava e voltava a mergulhar na sua dor. Na dor que ela acha que apenas uma pessoa está sentindo algo tão próximo: Toby, o namorado da sua irmã.
Os dois mergulham numa relação conflituosa e ardente de buscar um no outro um conforto para seus corações, como se juntos pudessem reconstruir a própria Bailey. E claro que com isso vem a culpa. E, claro, que com o desenrolar do romance com Joe, isso acaba estragando tudo.

A questão do livro que fez com que me apaixonasse não tanto o romance em si, ou a relação entre os casais. E sim o modo como Lennie está se erguendo ou se afundando nessa nova etapa de sua vida.
Ela passa a não ser mais a sombra de alguém e admiradora da irmã, ela se torna a personagem principal de sua vida. E não sabe como lidar com isso ou com a ausência de alguém que sempre esteve ali para ajudar com suas dúvidas.

Algo que eu falo no vídeo e repito aqui é como eu me relacionei com o texto. Embora a narrativa seja em primeira pessoa, parecia que eu via superficialmente o que acontecia com a Lennie enquanto ela narrava a história. Era como se ela estivesse me contando, contando a uma amiga.
Quando chegava nos fragmentos de poemas que ela abandonava por aí e resgatávamos, parecia que o fundo da minha alma captava toda sua dor e sua angústia. Somente naquele momento tudo fazia sentido.

O livro é simplesmente fantástico e um dos meus favoritos, com certeza (foi pra estante especial). Assistam o vídeo e vejam como não apenas a história é linda, mas o livro físico também.



No vídeo eu cito a resenha da Clícia.

Quer comprar? Olha aqui!


"Mas, se está com alguém que considera que o pior pode acontecer a qualquer momento, não está também com alguém que intui que o melhor pode acontecer a qualquer instante?" p. 212

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team