1.1.13

2013 e minha missão de leitura

Mais um ano se iniciando, que eu espero que seja tão ou mais proveitoso na área literária do que foi o ano anterior.
Sendo assim, há alguns meses atrás fiquei pensando em algumas propostas para minha leitura de 2013.
A ideia veio por conta de alguns desafios literários e do peso na consciência por muitos livros comprados e ainda não lidos.
Vou arriscar uma "jaula" literária então para este ano, pensando em não comprar tão desesperadamente e aproveitar o que já tenho. Claro que não estarei impedida de adquirir nada, só que algumas metas me auxiliarão nessa melhor administração de livros comprados.
Vamos entender?

Para os próximos doze meses eu terei restrições para a leitura, na verdade serão dez meses de restrição, porque funcionará como uma dieta: preciso dos dias de descanso. No caso, serão dois meses de descanso dentro dos quais poderei ler qualquer livro que quiser.
Todo início de mês eu irei divulgar a lista de pretensões literárias de acordo com a restrição do mês. Essa lista será de propostas, eu não precisarei ler todos os livros que elencar.
Nos primeiros três dias do mês eu aceitarei sugestões para a lista pelos comentários, podendo modificá-la, após isso ela estará engessada, não podendo incluir outro livro para a leitura daquele mês.

Eu acho que isso irá me ajudar a pensar um pouco nos livros que tenho, diversificar minha leitura e economizar, só que também será um pouco difícil porque vai me deixar presa durante o ano. Espero conseguir cumprir a proposta que será assim (exceto para o clube do livro):




JANEIRO: mês livre
escolhi janeiro como um mês livre até mesmo para poder planejar melhor o que virá a seguir. Apesar de ser livre, segue a regra da divulgação da lista.


FEVEREIRO: livros de bibliotecas
minha leitura no mês de fevereiro será restrita a livros emprestados de bibliotecas públicas, obrigando-me a circular por esses ambientes e até mesmo descobrir coisas interessantes.


MARÇO: vale a pena ler de novo
com exceção do ano passado que eu quase não reli nada, eu adoro no início do ano reler livros que eu gostei e reviver as emoções (que muitas vezes mudam em diferentes períodos da vida).
Assim, neste mês só poderei reviver as histórias. Nada de novidades!


ABRIL: morro por um livro!
Chegou o mês de ler apenas aqueles livros que fizeram meu coração bater mais forte e minha paixão se incendiar, só que ainda não os li.Essa será a oportunidade de me deliciar e descobrir se todo o desejo que eu possuia pelo dito cujo era justificado.


MAIO: esmola literária
Sabe aqueles livros que você nem acredita que comprou? Tão barato que parecia dado?
Então, não serei tão pão-dura  na restrição, porém agora é a vez daqueles livros que eu paguei até 13 reais e até agora não li (muitos dos quais eu comprei bem mais pelo preço de banana).


JUNHO: parece vício...
Esse será um mês complicado dependendo da escolha, porque só poderei ler livros de um único autor. Pode ser um prazer ou um martírio.



JULHO: amigo é para essas coisas
Amigo que é amigo recomenda e empresta. Em julho se comemora o dia do amigo e nesse mês eu irei depender dos empréstimos deles para poder sustentar minha fome literária.


AGOSTO: liberdade e descanso
Chegou o mês de tomar fôlego, relaxar e se preparar pra etapa final. Aqui vale tudo!


SETEMBRO: amor profissional
Dia do biólogo e eis o momento de eu mergulhar nos livros da área profissional, principalmente aqueles que eu comprei ou ganhei e até agora só saem do lugar para tirar o pó.
Só vale livros relacionados ao universo profissional.


OUTUBRO: ler também é brincadeira
Ler também diverte. E muito! No mês das crianças a restrição fica nas estantes dos livros infantis e infanto-juvenis.
Eu cresço e não envelheço.


NOVEMBRO: clássico é clássico
Literatura clássica é velharia? No mês que eu fico mais velha, eu aproveito para mergulhar num dos estilos literários que mais gosto e me abrir para clássicos que são novos para mim.
Clássicos são imortais.
DEZEMBRO: presentes de 2013
Chega dezembro e ficamos pensando no que pedir de natal, nas nossas resoluções de ano novo... Para mim será a hora de organizar o que 2013 trouxe para mim. Esse será o mês em que eu só poderei ler livros comprados por mim no decorrer desse ano e que ainda não li.



Gostaram da ideia? Alguém mais pretende estabelecer metas de leitura para esse ano?
Já aceito sugestões para alguns meses...

E um bom início de ano a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team