18.2.13

[Na tela] Os miseráveis

Essa semana finalmente fui conferir meu tão esperado Os miseráveis. Posso afirmar desde início que é tão bom quanto eu esperava.
Mas eu preciso antecipar algumas coisas:

1. É um filme baseado num clássico da literatura. Adoro!
2. Esse clássico virou musical da Broadway. Então certamente irei gostar.
3. Eles cantam o filme inteiro, estilo Evita. Ah, meu Deus, deve ser extraordinário!
4. A história da trama tem eventos históricos e discussões políticas. Tem como ser mais perfeito?
5. Tem Anne Hathaway, Hugh Jackman, . Tá bom, já estou convencida de que irei amar.
6. Ele pode te fazer chorar. Muito! Ele já entrou na minha lista de favoritos antes de eu assistir?!

É bem assim, ele preenche diversos requisitos que me fazem gostar de um filme, só que todos eles reunidos num único filme. Não fica sendo muito justo avaliar, é quase certo que irei gostar. Para me parecer ruim teria que me decepcionar MUITO!!




Os miseráveis - Les Misérables 
2012 / Tom Hooper / 168 minutos


Inspirado na obra do escritor Victor Hugo, vemos a sura luta do povo para sobreviver na época em que culmina a revolução Francesa de XIX.  Jean Valjean (Hugh Jackman) é preso após roubar pão para alimentar a irmã. Ao conquistar sua liberdade condicional encontra dificuldades para se reerguer com os documentos que testemunham seu passado. Quando ele procura uma nova identidade pode descobrir que  inspetor Javert (Russell Crowe) continua perseguindo-o. Em determinado momento ele toma a responsabilidade de cuidar de Cosette (Amanda Seyfried), filha de sua ex-empregada Fantine (Anne Hathaway). 




Eu nunca assisti o musical que inspirou ao filme. Embora tenha ficado balançada quando estava na Inglaterra.
A sensação que eu tive foi de o filme ser realmente muito parecido com Evita. Em contextos gerais, é claro. A mobilização social, com os diálogos cantados (que nem sempre resultam em grandes canções)... Posso dizer que as quase três horas de filme me agradaram muito. Embora eu reconheça que não é um estilo que agrade a todos.
Escutei nas semanas anteriores muita gente saindo reclamando dos cinemas "Só cantam!!!". Acho que cabia a elas ao menos considerarem o gênero musical da adaptação, não?

As atuações foram boas, fiquei encantada de ver Anne Hathaway cantar, mas realmente encantada com a voz de Russel Crowe. As participações de Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen também foram agradabilíssimas! A dupla funcionou muito bem.
Eddie Redmayne não é um ator que acho tão notável, embora tenha que confessar que simpatizo com ele principalmente por gostar dos filmes em que ele atua. Agora, mesmo com um das vozes mais bonitas e boa atuação, Samantha Barks tinha uma voz que me pareceu destoar demais das dos outros atores. Entendem?

Os pequeninos foram o que mais me satisfizeram. Eu gostava da presença de crianças no livro, o modo como elas se encaixavam, e o filme conseguiu manter as personalidades e as características que me marcaram. Eu, no entanto, lembrava de Gavroche num contexto que me pareceu um pouco diferente. Ao chegar em casa descobri que na adaptação para o musical retiraram a relação familiar com Eponine e os Thénardier.

E embora bem sucinta, eu gostei imensamente das cenas da barricada.

Eu recomendo muitíssimo, mas lembrem das ressalvas acima para saber se é teu estilo de filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team