8.3.13

[3 sugestões] Grandes mulheres




Essa semana, desejando à todas as leitoras felicidades pelo seu dia, e em comemoração ao dia internacional da Mulher, teremos 3 sugestões vezes 3. Isso mesmo! Aliás, essas multiplicações se ampliam.
Acontecem que eu irei falar de 9 mulheres que vocês deveriam conhecer um pouco mais a história.


Na ciência: Marie Curie, Gertrude Bell Elion e Jane Goodall
Eu tinha que começar pela minha área, não?
Três incríveis mulheres na área científica dentre muitas outras que existem por aí.
  • Marie Curie (1867 – 1934) é a polonesa que juntamente com seu marido se tornou famosa pelas suas descobertas relacionadas a relatividade. Ela descobriu o rádio e o polônio, ganhou o Nobel em química (1903) e em Física (1911). E foi a primeira mulher a conseguir o intento. Ela merece toda nossa admiração, não?
  • Gertrude Bell Elion (1918 -1999) é a americana que ganhou o Nobel de medicina em 1988, ela trabalhou em fármacos que suavizam sintomas da AIDS, herpes e até leucemia sem causar danos às células contaminadas por eles. 
  • Jane Goodall (1934-) é a inglesa que revolucionou os estudos na área de comportamento de primatas. Ela viveu 40 anos com os chimpanzés na Tanzânia e contribuiu com o avanço na compreensão de cultura e aprendizagem nessa espécie. A vida dela merece ser conhecida porque seus hábitos foram totalmente modificados em prol da pesquisa. (Há muitos filmes bons, olhem a lista) Ah, e ela é 'Dame' Jane, título concedido pela tia Elizabeth II!


Na História: Joana d'Arc, Rainha Vitória e Anita Garibaldi
  • Joana d'Arc (1412-1431) é a santa padroeira da França e foi uma heroína na Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra. Apesar de ouvirmos muito sobre ela atualmente, logo após sua morte ela foi praticamente esquecida e depois ridicularizada por Shakespeare e Voltaire, por exemplo.
  • A jovem Rainha Vitória (1819-1901) que assumiu o reinado aos 18 anos (sendo que seu pai havia falecido quando tinha apenas 8 meses) e permaneceu por mais tempo no trono (quase 64 anos). Ela foi tão importante que deu nome a Era Vitoriana, marcada pelo crescimento industrial, expansão do reino, mudanças políticas (que desagradaram aos nobres) e nas artes (Victoria&Albert Museum em Londres é uma homenagem a ela e seu marido). Embora uma grande figura política, ela era 'gordinha, baixinha e deselegante', mas pediu em casamento seu marido! (um modo de conquistar autonomia também) 
  • Anita Garibaldi (1821-1849) é a heroína dos dois mundos e a eterna piada aqui em Santa Catarina. Ela lutou ao lado do marido Giuseppe Garibaldi na revolução Farroupilha (que pretendia separar o sul do resto do Brasil) e também nas guerras de unificação na Itália. Além de guerrear, ela ainda se tornou mãe em batalha e faleceu durante o parto numa fuga.



Nas artes: Agatha ChristieIngrid Bergman e Elis Regina
  • Agatha Christie (1890-1976) é minha musa do crime, pode não ter sido a autora mais brilhante, porém é a mais traduzida em todo mundo (perdendo pra Shakespeare e para a Bíblia!) e conta com oitenta romances publicados. Mãe de dois personagens marcantes Poirot e Miss Marple, ambos especializados em investigar mais observando os suspeitos do que a cena do crime.
  • Ingrid Bergman (1915-1982) é a atriz sueca que nos lembra que sempre haverá Paris! Levou dois óscares de melhor atriz e um de melhor atriz coadjuvante (empatando com Meryl Streep a mais indicada de todos os tempos). Virou queridinha da América e já foi musa de Hitchcook, perdeu um pouco de credibilidade ao ser acusada de adúltera quando terminou o casamento para se relacionar com Roberto Rosselini (também casado). Faleceu de câncer de mama.
  • Elis Regina (1945-1982) é minha cantora preferida, e considerada por muitos críticos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Uma voz marcante e uma presença teatral aliada a excelentes canções fizeram seu sucesso em diversos gêneros. Foi engajada politicamente, principalmente durante os anos da ditadura militar, infelizmente tendo seu fim como outros grandes astros da música pela overdose.

Quer rir um pouquinho? Abaixo segue uma foto minha com a rainha Victoria no museu de cera Madame Tussauds em Londres. (eu sempre muito tola!)


E indico também um joguinho da memória de grandes mulheres da história da superinteressante.

O objetivo de hoje foi apenas trazer os nomes ao conhecimento, desejam conhecer obras da literatura e do cinema que tratam dessas mulheres?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team