29.7.13

[SapatosdaLili] Buenos Aires novamente

Quando eu fui fazer intercâmbio para Buenos Aires em 2010, eu criei um blog para falar de viagens, contar minhas experiências... Isso porque os blogs de viagem sempre me ajudaram muito a conhecer locais, ver dicas de documentação ou de onde dormir, como evitar roubadas e etc.

Acontece que estudando e depois seguindo para o povoado de Magdalena (sem acesso a internet), eu não conseguia atualizar com muita frequência. Quando eu retornei, ainda fiz algumas postagens, porém a empolgação e as lembranças já não eram as mesmas. Acabei deixando a coisa morrer.

Voltei a escrever intensivamente ano passado nesse meu outro blog, e agora vejo que não faz tanto sentido criar um outro blog, mas um espaço aqui dentro para falar sobre isso. Assim, em homenagem ao antigo blog, crio a tag sapatos da Lili, para falar por onde meus sapatos já caminharam.

Esse primeiro post vai ser um relato geral dessa minha viagem, mas eu já lancei algumas ideias de postagens relacionadas a Argentina, Buenos Aires e etc que são frutos dessa última viagem e de experiências anteriores.


Dessa vez eu fui para Buenos Aires passar 14 dias em um curso para o trabalho. Deste modo, eu não tive muito tempo para aproveitar a cidade em si, já que eu saía de manhã e retornava no fim do dia.

Minha escolha de hospedagem foi o Hostel Suites da Florida. Escolhi ficar lá, porque cheguei a visitar o hostel quando estive morando nas terras 'porteñas', e me interessava mais estar em um hostel já que iria viajar sozinha. Assim havia a possibilidade de fazer alguma amizade e ter companhia para fazer algo no tempo curtinho antes de dormir.
Eu, particularmente, curto ficar em hostels e acho que fui feliz nessa decisão, porque realmente consegui ter a companhia de algumas meninas e me sentir menos sozinha. Com relação a hospedagem, posso dizer que fiquei menos satisfeita do que esperava. A qualidade dos quartos é inferior ao que aparentava, a limpeza não é agradável (ressalto que não é pior do que a maioria dos locais que conheci por lá, e bem melhor do que a maioria), o café da manhã possuía frutas (uma raridade por lá! e um ponto positivo) só que não tinha medialunas (como?!?!). Os banheiros foram o fator que me deixou mais descontente, mas não se assustem porque ele é melhor do que a maioria dos banheiros argentinos que já vi (e melhor do que muitos hotéis que me hospedei no Brasil).
A cozinha me deixou muito satisfeita pelos equipamentos e utensílios. Do mesmo modo achei ótimo ter um pub embaixo do hostel, o que era prático para comer e ótimo para sair sem sair. O péssimo foi o cancelamento da noite no pub no meu único sábado a noite, que estava extremamente congelante (com 5ºC e vento), porque o hostel estava cheio de crianças para uma competição de futebol. Foi péssimo e de descaso com os demais hóspedes.
Algo muito interessante, é que os hóspedes ganham 20% de desconto no pub. E, ao menos na minha primeira semana, havia uma promoção (cancelada na semana seguinte por conta das crianças!) de segunda a quarta em que você colocava o nome na lista até às 18h e aí poderia comer 'o prato do dia' na janta se consumisse qualquer bebida (poderia ser água).
Segunda era espaguete ao sugo, terça torta de legumes com salada e quarta pizza brotinho de muzzarela.

Algo que me deixou muito infeliz foi não ter conseguido ingressos para Ópera (ou qualquer outra coisa) no Colón. Quando morei lá ele reabriu no finalzinho (e eu era estudante dura). Só havia ingresso para assistir em pé, e pagar para ficar 3h30 em pé não rolava.
Então esse é algo que Buenos Aires ainda me deve.

Durante a minha primeira semana a temperatura foi caindo drasticamente (e o frio chegou ao Brasil também). Assim, minha vontade para fazer algumas coisas que tinha planejado foi carregada pelo vento.


Sábado a noite fui ao Café Tortoni para comer e assistir ao show de tango. Eu já conhecia o café (e tinha sido tratada como lixo no passado pelo mau humor do garçom), porém não tinha assistido ao show de tango lá. 
Agora posso afirmar que vale muito a pena trocar o valor alto dos "shows de tango" pela apresentação do Tortoni se seu intuito é se deliciar com o tango. Claro que nos famosos shows há muito mais bailarinos e um espetáculo bem mais glamouroso. Ambos são bons e valem a pena, porém no café você consegue uma opção mediana com um preço mais razoável (140 a 150 pesos). E ainda tem o valor histórico e o ambiente delicioso, no qual eu fui muito melhor recebida dessa vez (pode ser que eu não tenha mais cara de estudante pobre).
A comida e o vinho estavam ótimos, mesmo que não seja nada de espetacular a comida do café.

No sábado eu fui fazer a visita ao museu que eu já deveria ter visitado antes de voltar ao Brasil em 2010, mas o calor não me permitiu (sério! que ironia essa mudança). Fui conhecer o Museo da Evita e prometo um post falando um pouco melhor dele.
Só queria dizer que realmente fiquei emocionada com o local e a história.


Saindo do museu, estamos logo na Plaza Itália. Ali há inúmeras opções por perto: Zoológico de Buenos Aires, Jardim Japonês, os bosques de Palermo, o Rosedal, Jardim Botânico e uma caminhada pelas lojas há algumas quadras.
Eu dei uma passada no Jardín Botánico (um dos locais que mais sinto falta, em especial pelo passeio cheio de gatos) e depois segui caminhando pela calle Jorge Luis Borges até a Plaza Serrano onde acontece uma feira e também tem no entorno inúmeras lojas de estilistas locais.
E sempre foi uma ótima pedida para comprar roupas bonitas e com ótimo preço. 
Retornei até a Avenida Santa Fé e segui caminhando inúmeras quadras até retornar a calle Florida (é realmente longe, quase 10 km). A razão é que a Avenida Santa Fé é outro local com inúmeras lojas com roupas lindas. 
Eu, entretanto, não estava encontrando muita coisa que fizesse eu me apaixonar. Não comprei nada, também porque achei que com a crise na Argentina os valores não eram aquela atração louca de tempos atrás.  
Porém continuo achando um bom percurso para quem quer ir às compras e fugir da calle Florida, em especial agora que está toda quebrada pelas obras.

No domingo tinha planejado alguns passeios ao ar livre, mas estava humanamente impossível diante do frio (ou eu iria congelar).
Fui à Catedral Metropolitana de Buenos Aires logo cedo e depois fui fazer a visita guiada à Casa Rosada.
Eu realmente adorei a visita interna (mesmo com o frio). Achei que eles conseguiram valorizar grandes nomes argentinos e incluirei mais detalhes na postagem conjunta com o Museo Evita.
Só aviso desde já que não acontecem essas visitas todos os dias, apenas nos fins de semana e feriados, mas vale a pena.

Na terça à noite da segunda semana fui ao teatro assistir Los locos Adams no Teatro Ópera (o mesmo em que assistir La Bella y la Bestia em 2010). Continua um primor o trabalho da Broadway argentina, e até achei a peça engraçada em alguns momentos, com algumas canções bem interessantes. Só que de modo geral era tudo bem mais fraco, principalmente pela história bobinha (Wednesday se apaixona por um rapaz 'normal' e as famílias vão jantar juntas). E algumas das canções eram muito 'teenagers' americanos.

Na sexta eu fiz um programa que eu estava bem interessada e que me decepcionou porque eu tinha imaginado algo diferente. Fui ao Museo del Libro y de la Lengua. E do mesmo modo, pretendo contar um pouco mais naquela postagem já mencionada.

Sábado foi dia de retornar ao Brasil, com direito a um dia belíssimo dia de sol em que aproveitei para dar uma caminhadinha a Puente de la Mujer uma vez mais na vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team