6.8.13

[SapatosdaLili] A casa Rosada e a Plaza de Mayo


A casa Rosada é a sede da presidência da Argentina, fica em Buenos Aires (Capital Federal) no centro da cidade.
Logo após a fundação da cidade o local onde está instalada já teve importância, foi um forte durante anos. No entanto, embora tenha sido morada de muitos governadores no passado ela foi destruída e abandonada, voltando a ser protagonista no governo de Mitre em 1862 e foi Sarmiento que pintou sua fachada com a cor que hoje lhe dá nome, além de transformar o local na morada do poder executivo federal.
A construção da casa que conhecemos hoje iniciou-se em 1873 junto com os prédios dos Correios e Telégrafos. Um pouco depois Julio Roca decidiu construir outra casa que foi unida a anterior pelo pórtico que é a entrada da Casa Rosada pela Plaza de Mayo hoje. (fonte)

Tanto a casa quanto a Plaza de Mayo em frente a ela foram locais importantes da história política argentina. O nome da praça se deve a revolução de Maio de 1810 que deu início ao processo de independência do país. 


Algo que eu fiz nessa última viagem foi visitar por dentro o local, algo que só é possível sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.
Durante a semana, o máximo que você pode fuçar por dentro é o Museu do Bicentenário.

Eu recomendo fortemente essa visita guiada para conhecer um pouco mais da história do país pelo conhecimento da arquitetura, dos artistas, dos cientistas, atletas e políticos. Mesmo que eu não seja inteiramente fã das visitas guiadas por impedirem que a gente se dedique com o tempo que deseja aos locais e dispense os que não são do nosso interesse. Mas este é o único modo.

O chato é ter que esperar a senha para as visitas, pois o intervalo de espera pode ser curto ou longo. Porém ela é gratuita e tem duração de cerca de 40 minutos.

Você chega pelo pátio de Honra e aguarda no museu dos Patriotas Latino Americanos do Bicentenário.
Lá você encontra alguns brasileiros e outros velhos conhecidos.



A seguir reuni alguns registros internos da visita. Faço destaque para o salão das mulheres do bicentenário, dos cientistas do bicentenário, salão branco (lindíssimo!) e gabinete presidencial.
Também gostei muito de passear pelos corredores com as imagens de argentinos famosos.
Tinha até a fofa da Mafalda!



Obs: comparem o dia da minha primeira visita com a da última! O céu está 'ligeiramente' diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team