29.1.14

[Resenha] Eu sei o que você está pensando






Título: Eu sei o que você está pensando (Dave Gurney 1)
Título original: Think of a Number
Autor(a): John Verdon (site)
País: Estados Unidos
Ano publicação original: 2010
Editora: Arqueiro
Páginas: 340



Quer comprar? Compare os preços aqui


(4/5)

----------------------------------------------------------------------------------------------

Desde que li as primeiras resenhas de John Verdon desejei ler e fiquei aguardando a compra. Primeiro porque gosto muito de policiais e só havia lido resenhas positivas.
Ainda bem que a expectativa se concretizou satisfatoriamente e agora eu tenho outro autor de thrillers favorito.
---------------------------------------------------------------------------------------------- 
Breve sinopse

Uma carta perturbadora chega via correio para Mark Mellery com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número.", e ele acerta esse número. Mellery se desespera e procura ajuda ao seu antigo colega de universidade que se mudou para o vilarejo vizinho: o detetive aposentado Dave Gurney. E então, um enigma se torna uma série de assassinatos que desafiam a aposentadoria de Gurney colocando em atrito sua vida conjugal.
----------------------------------------------------------------------------------------------

A minha segunda leitura do ano é o primeiro livro da série de casos de Dave Gurney, um detetive aposentado criado pelo autor John Verdon.
Em sua estreia conhecemos o momento que o ex-detetive se muda para o 'campo' com sua esposa para curtir a aposentadoria, sendo que o único contratempo parece ser seu novo hobby e talento: trabalhar com fotografias de assassinos. Essa atividade lhe dá prazer, mas dificulta seu relacionamento com a esposa Madeleine tanto por mantê-lo ligado a assassinos e não com ela, quanto pela formosa professora de arte que o está agenciando.

O clima com sua esposa se torna mais delicado depois da visita de um antigo colega de faculdade, Mark Mellery,  que lhe traz um enigma. Ele recebeu uma carta de alguém que parece lhe conhecer bem, conhecer seus dramas do passado e que consegue até adivinhar o número que ele pensou. O autor da carta faz chantagem com Mellery e não desiste de deixá-lo em pânico.
Gurney fica remoendo o fato inacreditável e impossível da adivinhação do número, e acaba se afundando na história quando o que parecia ser uma vingança se torna uma série de assassinatos.

Eu gostei imensamente da escrita do Verdon, embora seja um livro relativamente longo para esse gênero, o autor não fica "gastando páginas", ele desenvolve bem o enredo.

O próprio desenrolar do mistério foi do meu agrado, os enigmas sem soluções e o modo como as sugestões de Madeleine eram de grande relevância para uma compreensão melhor dos acontecimentos.
Eu realmente formulava diversas hipóteses constantemente, porque o autor ficava me jogando e desmontando minhas ideias. Mas eu também acertava.
Algo que faz meu estilo é o prólogo nos apresentar ao assassino. O autor nos oferece algumas características dele, e isso permite que o leitor tente brincar com a informação que o personagem detetive desconhece.

Eu gostei da solução dos casos, entretanto, preciso dizer que não gostei do modo como foi conduzido o trecho final em que o caso é solucionado. Pareceu-me demasiadamente hollywoodiano, bobo e desnecessário ser daquele modo.
Ainda assim, isso não prejudicou tudo o mais no livro.

Outro fator que me incomodou bastante, foi a negligência de Gurney com seu filho. A relação deles é apresentada como distante, porém um pai que fica de retornar uma ligação para o filho e só se recorda dias depois que esqueceu, não é condizente com o personagem (e não é a mesma coisa que esquecer de fazer uma tarefa doméstica que a mulher pediu na história de vida do próprio personagem).

De modo geral fiquei muito satisfeita com a leitura, quero continuar acompanhando a série e indico aos adoradores do gênero.

É comum que esse tipo de coletânea (de thrillers) não torne necessária a leitura por ordem de publicação. E mesmo não tendo lido seu segundo livro ainda, eu acredito que com essa série o mesmo ocorra. Porém boa parte das páginas é dedicada a discutir a vida de Gurney, sua relação com a esposa, bem como seu passado. Sendo assim, se o seu foco não está apenas nos casos, eu sugiro ler na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team