31.3.14

[13x52] Minha vida por um doce


Semana passada como eu comuniquei, minha tarefa da vez foi ficar três míseros dias sem comer doce. Por doce entendam sobremesas, bala, guloseimas contendo açúcares e gorduras.
Obviamente não incluem qualquer alimento doce ou com açúcar como um biscoito de mai zena, bolo integral, iogurte.

Já quase fracassei no primeiro dia. Eu sofri durante a manhã e recebi uma visita surpresa do Diego no trabalho, que me trouxe um travesseirinho de damasco. Jura que eu ia resistir a um doce português dado com amor?
Nem esperei o almoço!

Aí eu tive que recomeçar tudo no dia seguinte (quarta-feira). E deu certo!

Talvez não faça sentido essa minha proposta. Afinal, pode parecer ridiculamente fácil para alguns e um tanto sem razão e estúpida para outros.
Eu queria uma motivação para conhecer meu auto-controle. Quem me conhece sabe que eu acho força de vontade algo que todos somos capazes de ter. Com mais ou menos dificuldades para resistência. E tentação alimentar para mim é uma das resistências mais difíceis, embora eu tenha superado-a quando parei de comer frutos do mar há dez anos atrás.
Quis ter certeza de que ainda conseguia, mesmo que fosse por um curto período (poderia ser uma semana, mas ia exigir mais de mim e de recusar algumas confraternizações). E eu escolhi o que mais me afetaria, não apenas pela tentação, mas pelo meu humor. Eu realmente preciso de um doce todos os dias após o almoço. Eu tentei superar nessa semana esse anseio com frutas secas, mas juro que não era a mesma coisa.
Eu fico extremamente mal-humorada sem aquela dose pequenininha de prazer no cérebro.
E deu certo, mesmo com o mal-humor.

Esse é o meu exemplo de que tudo é uma questão de hábito, foco e determinação.
O que mais me cansa ouvir é gente dizendo que "até gostaria de não comer carne, mas que não consegue". Consegue sim meu filho. Se você quer, você pode. Se você não quer, não me venha com papo furado.
Veja bem, eu não estou com essa conversa tentando obrigar ninguém a ter meus hábitos alimentares ou a ter uma vida de privações e sofrimentos, se testando o tempo todo. Só que acho muito importante uma vez ou outra a gente tetar nosso auto-controle e força de vontade.
Faz com que nos sintamos poderosos e capazes de tudo.

Você já tentou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team