23.12.13

Os Scrooges de Dickens e seus admiradores






Título: Um conto de Natal
Título original: A Christmas Carol
Autor(a): Charles Dickens
País: Inglaterra
Ano publicação original: 1843
Editora: L&PM
Páginas: 146






(4/5)

----------------------------------------------------------------------------------------------

Em novembro foi a vez de saciar minha curiosidade de conhecer esse clássico do Dickens que tanto inspirou o mundo.

---------------------------------------------------------------------------------------------- 
Breve sinopse

Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não suporta todo o sentimento que o Natal mobiliza. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de seu falecido sócio que anuncia a vinda de três espectros do seu próprio passado, presente e futuro...

----------------------------------------------------------------------------------------------

Que delícia é ler um livro do Dickens! Sou suspeita porque gosto bastante dele, a gente até esquece que é um clássico.
E esse conto, todo mundo já ouviu falar, ou ao menos conhece um célebre personagem inspirado em seu protagonista: o nosso sovina Tio Patinhas.

Temos a história de um velho senhor que vive para seu rico dinheirinho, tão rico que ele sequer gasta com prazeres ou luxos. E o conhecemos justamente numa data que ele parece tanto detestar: o Natal. Scrooge não consegue deixar escondida sua raiva com uma data em que todos decidem ser bons e desperdiçar dinheiro.

Mesmo com as tentativas do sobrinho de se aproximar, Scrooge quer apenas continuar seus dias sozinho e poupando.
Até a visita de seu falecido sócio, que era muito semelhante a ele, mas que parece muito arrependido depois da sua morte. Ele anuncia a vinda de três fantasmas. E esses três fantasmas passeiam com Scrooge pelo passado, presente e futuro, nos levando a conhecer e compreender um pouco esse velho avarento.

Extremamente clichê, mas ainda assim bonita e que condiz com os sentimentos da data.
Esse conto inspirou dois filmes recentes  que vocês já devem ter conferido ou ouvido falar.


Os Fantasmas de Scrooge (2009)
O Natal se aproxima e, como sempre, Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) mantém seu desprezo pela data. Milionário e muito mesquinho, ele só pensa em dinheiro e não dá espaço para a emoção em seu coração, maltratando Bob Cratchit (Gary Oldman), seu fiel assistente, e ignorando seu sobrinho Fred (Colin Firth). Com a morte de seu sócio, Ebenezer recebe a visita de três fantasmas do Natal: do passado, do presente e do futuro. Cada um deles, levará o velho ranzinza para uma viagem que o ajudará a refletir melhor sobre sua vida passada e a escolha que fará para o futuro.

--

Aqui temos uma versão em animação que é basicamente a história original. Quem interpreta Scrooge é Jim Carey. Essa versão está muito legal!




Minhas adoráveis ex-namoradas (2009)
Connor Mead (Matthew McConaughey) é um fotógrafo de celebridades que coleciona ex-namoradas. Acreditando que a vida serve apenas para se divertir e namorar, Connor não entende como alguém pode ter um relacionamento duradouro. Quando seu irmão Paul (Breckin Meyer) se casa ele reencontra Jenny Perotti (Jennifer Garner), a única mulher pela qual realmente se envolveu. À noite ele recebe a visita do tio Wayne (Michael Douglas), um playboy dos anos 70, que lhe diz que receberá a visita dos fantasmas de três ex-namoradas. Através delas Connor percebe as falhas de seus relacionamentos anteriores.

--
Nessa outra versão temos o mesmo sentimento, só que dessa vez nada a ver com o dinheiro ou com o natal em si. O protagonista é alguém que tem dificuldade em amar alguém e se relacionar desse modo com outra pessoa.
Uma comédia romântica engraçadinha de sessão da tarde.


E aí, vocês já leram ou assistiram?
Aproveito para desejar a vocês todo carinho, amor e paz para esse Natal. Para expulsarmos esses Scrooges do mundo e podermos esperar um mundo melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team