7.10.14

[NaTela] Garota exemplar

Para quem não sabe, não se ligou, perdeu a postagem... Bom, esse ano eu li Garota exemplar e simplesmente adorei!
O tipo de história muito bem construída e surpreendente, que consegue prender o leitor. Na época já havia data para estrear e eu até sentar na poltrona do cinema não sabia se ia ser bom ou ruim. É o tipo de história que funciona muito bem nas páginas, mas que na tela poderia ser falha.





Garota exemplar (Gone Girl)
2014 / David Fincher / 139 minutos


Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, dia em que costumam comemorar com uma caça ao tesouro. O marido Nick (Ben Affleck) logo se torna o principal suspeito com sua forma estranha de agir. As buscas por Amy, a filha dos autores da grande série Amy exemplar não param enquanto Nick oscila entre culpado e inocente.

Dizer que o filme conseguiu alcançar a mesma ideia e impressão que o livro seria mentir.
Enquanto o livro nos leva a mil possibilidades, jogando com o leitor sobre o que aconteceu com Amy, quem pode ser o culpado, a que pontos esses dois estavam levando o casamento, se Nick se tornaria o próprio pai, se Amy seria sempre uma sombra da Amy exemplar... enfim! Tudo isso, o filme é absurdamente mais pobre nesse quesito.
Você tem um sumiço pra lá de estranho, aparentemente o casamento não estava indo muito bem. O marido é suspeito. Ele age estranho, ele só se ferra, mas para nós pode ser que ele não seja mesmo culpado.

Ainda assim, apenas como filme eles conseguiram alcançar algo bem interessante. A história com um todo que eu divido em três partes, foi exatamente bem dividida. Talvez a terceira parte tenha ficado um pouco resumida para o filme não se estender. Foi o único momento em que, enxergando apenas o filme, achei que não acertaram o tom.

Rosamundo Pike não me parece uma boa Amy na primeira etapa da história, mas ela se torna brilhante na sequência, diferindo imensamente de outros papéis, como o da jane de Orgulho e preconceito.

É um filme que eu recomendo. Não deixe de ir ao cinema vê-lo. Entretanto, se houver a possibilidade de ler o livro, não estrague a surpresa com o filme antes. Ele é imensamente superior, não inverta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team