31.10.14

[Resenha] A irmã de Becky Bloom







Título: A irmã de Becky Bloom
Título original: Shopaholic and sister
Autor(a):  Sophie Kinsella
País: Inglaterra
Ano publicação original: 2004
Editora: Record
Páginas: 480




Quer comprar? Compare os preços aqui!

(4/5)

----------------------------------------------------------------------------------------------

Finalmente a compulsão por compras da Becky conseguiu arrancar de mim algumas risadas. Mas o que eu achei mais especial nesse livro foi a capacidade de Sophie me emocionar.

---------------------------------------------------------------------------------------------- 
Breve sinopse

Becky Bloom teve sua fantástica lua-de-mel pelo mundo e acreditou que a vida de casada seria a continuação desse paraíso, mas parece que o mundo não parou para esperá-la. Muito menos a casa aumentou para receber as inúmeras "comprinhas" que ela fez pelos locais em que passou.
Mas uma notícia poderia salvar tudo: uma irmã há muito perdida. Uma irmã!
Só que a sua irmã parece detestar compras, odiar gastar dinheiro. Será possível?
--------------------------------


É incrível quanto dinheiro eu estava carregando sem nem mesmo notar! Tinha um monte de rupias na bolsa de material de banho e um punhado de birrs da Etiópia dentro de um livro de bolso. Além disso havia montes de notas variadas e moedas flutuando no fundo da minha bolsa de mão.
(...) - Então, quanto vale tudo isso?
(...) 
- Sete euros e 45 centavos - repete a mulher com paciência. - Vai querer em trocado?


p. 46

O livro começa nos carregando pela viagem de lua-de-mel de Becky e Luke. E tenho que comentar que minha surpresa foi encarar um Luke diferente dos livros anteriores, mas com o mesmo charme. Já Becky, ela quase tenta nos enganar... até ver o mercado com as jóias de água-marinha.

Nossa compradora compulsiva está sempre arranjando problemas com o cartão de crédito, e dessa vez além dos muitos presentes da lua-de-mel, ela consegue gastar uma fortuna com uma bolsa exclusiva. Todo o perigo compensado pela alegria de ter uma bolsa Angel nas mãos é esquecido quando Becky retorna da viagem e não recebe a recepção imaginada.
Suze tem uma nova amiga com quem reparte as histórias dos filhos e seus pais tem interesses diferentes (sua mãe até descobriu o eBay antes dela), além de uma surpresa. Becky tem uma irmã que todos desconheciam.

Ela está radiante com a notícia que pode salvar o fracasso do retorno, entretanto sua irmã não poderia ser mais diferente. Ela odeia compras! Ela detesta até mesmo ter que gastar com um capuccino em um café.

- Mal acredito que você está aqui! - digo empolgada. - A irmã que eu nunca soube que tinha. - Ponho a mão em seu braço e olho direto e seus olhos, que são castanhos com minúsculas pintinhas.
Ah, meu Deus. Estamos nos ligando. É exatamente como uma das cenas do meu livro Irmãs perdidas!
- Você sabia, não sabia? - digo tentando esconder minha emoção crescente. -  Não sabia de algum modo que tinha uma irmã o tempo todo?
- Não - diz Jess, com ar vazia - Não fazia ideia. 

p. 170

Na Bienal, conversei com a Aione sobre o livro, diferente dela, eu realmente me encantei porque da metade em diante vemos tudo rumar de modo diferente aos outros livros da série.
Becky se sente absolutamente solitária. Perdeu sua melhor amiga, o marido está novamente fissurado no trabalho (e não está interessado em suas ideias), seus pais estão adorando a vida de 'pais com filha emancipada', sua irmã não parece interessada em manter relações com ela, seu emprego está esperando a inauguração da loja. Definitivamente essa solidão me tocou profundamente. Nunca chorei tanto num livro da série, mesmo porque, nunca Becky me pareceu tão real e de carne e osso.

Mas de repente não posso continuar.
De repente me sinto uma idiota. Olho a pilha de coisas estúpidas, cara demais, de luxo, soltando bipes no leitor do código de barras, e sinto o rosto em chamas. O que estou fazendo? Por que estou comprando tudo isso? Não preciso disso. Jesse está certa
p. 328

Se você está pensando em desistir do livro por conta do meu 'chororô'. Calma!
A mestra Sophie consegue como sempre contornar tudo com sorrisos e risadas, trazendo muita loucura e desfechos (quase) inesperados. E, ainda assim, que emocionam.

Posso garantir que Becky nunca foi tão obstinada, nem quando tenta ultrapassar o limite de muitos cartões de crédito. E olha que nesse livro, temos a novidade: um orçamento que ela deve seguir (ou burlar).

Pode não ter sido o melhor livro da série, mas trouxe algumas inovações. Para quem já é fã, talvez divida opiniões.

O eBay salvou totalmente a minha vida. Totalmente.
De fato, o que é que eu fazia antes do eBay? É a invenção mais brilhante e genial desde... bem, desde que inventaram as lojas.
p. 209



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team